Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35466
Tipo: TCC
Título: Componentes curriculares com conteúdos sobre a Classificação Decimal de Dewey e a Classificação Decimal Universal nos curso de graduação em Biblioteconomia das universidades federais da região Nordeste/Brasil
Autor(es): Lima, Yvine Keilla Eleuterio de
Primeiro Orientador: Brito, Rosa Zuleide Lima de
Resumo: A classificação é uma das bases da Biblioteconomia, servindo como uma forma de ordenar o conhecimento humano de maneira organizada e acessível, possibilitando a criação de estruturas lógicas dentro dos catálogos de bibliotecas. Desse modo o presente artigo apresenta um breve contexto histórico sobre as bibliotecas, a metodologia aplicada é caracterizada por ser quanti-qualitativa, documental e descritiva referente a classificação Decimal de Dewey-CDD e da Classificação Decimal Universal – CDU que são pontos principais do trabalho. Portanto tem como objetivo geral analisar os componentes curriculares dos PPCs que abordam conteúdos sobre a classificação Decimal de Dewey-CDD e da Classificação Decimal Universal - CDU dos Cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste. Para coletar e interpretar os dados da pesquisa, caracterizada como documental, de abordagem quali- quantitativa, foram utilizados os seguintes indicadores: conteúdos, cargas horárias, número de créditos, períodos de ofertas, nomenclaturas. Diante desses levantamentos foram encontradas divergências relacionadas a carga horaria, o período em que são ofertados, nomenclatura os critérios estabelecidos na análise. Conclui-se que os cursos aqui estudados contemplam os conteúdos sobre CDD e CDU, uns de forma mais incisivas a começar pelas cargas horarias adotadas, outros de forma mais superficial, além das divergências na nomenclatura adotada.
Abstract: Classification is one of the bases of Librarianship, serving as a way of ordering human knowledge in an organized and accessible way, enabling the creation of logical structures within library catalogs. Therefore, this article presents a brief historical context about libraries, the methodology applied is quantitative-qualitative, documentary and descriptive regarding the Dewey Decimal Classification-CDD and the Universal Decimal Classification – CDU, which are the main points of the work. Therefore, its general objective is to analyze the curricular components of PPCs that cover content on the Dewey Decimal Classification-CDD and the Universal Decimal Classification - CDU of Library Science Courses at Federal Universities in the Northeast Region. To collect and interpret the research data, characterized as documentary, with a qualitative-quantitative approach, the following indicators were used: content, workload, number of credits, offer periods, nomenclatures. In view of these surveys, divergences were found related to working hours, the period in which they are offered, and the nomenclature of the criteria established in the analysis. It is concluded that the courses studied here cover content on CDD and CDU, some in a more incisive way, starting with the workloads adopted, others in a more superficial way, in addition to the differences in the nomenclature adopted
Palavras-chave: Classificação Decimal de Dewey (CDD)
Classificação Decimal Universal (CDU)
Classificação bibliográfica
Cursos de Biblioteconomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35466
Data do documento: 7-Nov-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YKEL14082025.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons