Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35469
Tipo: TCC
Título: Interdisciplinaridade e inteligências acadêmicas múltiplas de pesquisadores na área de Ciência da Informação: formação, atuação e produção científica
Autor(es): Silva Neto, Apolonio Graciano da
Primeiro Orientador: Silva, Alzira Karla Araújo da
Resumo: O intercâmbio de informações tem motivado a criação de conhecimentos e o processo de aprendizagem coletiva, tornando-a múltipla. A pesquisa analisa as Inteligências Acadêmicas Múltiplas (IAM) e a interdisciplinaridade por meio da formação, atuação e produção de docentes pesquisadores de Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação da Região Sul do Brasil. Consiste em pesquisa exploratória e descritiva, com método quantiqualitativo e do tipo documental. Caracteriza-se como pesquisa documental por meio do site dos Programas, Currículo Lattes e Plataforma Sucupira. Os Programas pesquisados foram o PPGCI da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o PPGCI da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Caracteriza os Programas (ano de fundação, áreas de concentração e linhas de pesquisa) e os docentes pesquisadores (formação acadêmica, linhas de pesquisa, temáticas de interesse e produção científica de artigos e representa a interdisciplinaridade das inteligências construídas ao longo da trajetória acadêmica). Para tanto, utiliza o aporte teórico da Tabela de Área do Conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados revelam maior incidência para a área de Comunicação e Informação, mas também interdisciplinaridade nas IAM dos pesquisadores do PPGCI/UFSC nas áreas de Ciência da Computação, Educação, Letras/Linguística, Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Engenharias III, História, Interdisciplinar, Direito, Economia, Filosofia, Engenharias I, Matemática/Probabilidade e Estatística e Engenharias IV. Já as IAM dos pesquisadores do PPGCI/UEL ocorreram principalmente nas áreas de Educação, Letras/Linguística, Ciência da Computação, Interdisciplinar, Psicologia, Engenharias II, Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo e Engenharias III. As áreas predominantes na produção científica, além de Comunicação e Informação, Interdisciplinar e Educação. A guisa da conclusão, o estudo revela um retrato do momento atual da Ciência da Informação nesses Programas com diversas áreas do conhecimento alicerçadas nas Inteligências Acadêmicas Múltiplas.
Abstract: The exchange of information has motivated the creation of knowledge and the process of col- lective learning, making it multiple. The research analyzes Multiple Academic Intelligences (MAI) and interdisciplinarity through the training, performance and production of research professors from Postgraduate Programs in Information Science in the Southern Region of Brazil. It consists of exploratory and descriptive research, with a quantitative and qualitative method and of the documentary type. It is characterized as documentary research using the programs' websites, the Lattes Curriculum and the Sucupira Platform. The programs surveyed were the PPGCI at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) and the PPGCI at the State University of Londrina (UEL). It characterizes the programs (year of foundation, areas of concentration and lines of research) and the research professors (academic background, lines of research, topics of interest and scientific production of articles and represents the in- terdisciplinarity of the intelligences built up throughout their academic career). To this end, it uses the theoretical contribution of the Knowledge Area Table of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The results show a higher incidence in the area of Communication and Information, but also interdisciplinarity in the IAM of PPGCI/UFSC researchers in the areas of Computer Science, Education, Lan- guages/Linguistics, Public and Business Administration, Accounting and Tourism, Engineer- ing III, History, Interdisciplinary, Law, Economics, Philosophy, Engineering I, Mathemat- ics/Probability and Statistics and Engineering IV. The IAM of the PPGCI/UEL researchers occurred mainly in the areas of Education, Letters/Linguistics, Computer Science, Interdisci- plinary, Psychology, Engineering II, Public and Business Administration, Accounting and Tourism and Engineering III. The predominant areas of scientific production were Communi- cation and Information, Interdisciplinary and Education. By way of conclusion, the study re- veals a portrait of the current moment of Information Science in these Programs with various areas of knowledge based on Multiple Academic Intelligences.
Palavras-chave: Ciência da Informação
Inteligências acadêmicas múltiplas
Interdisciplinaridade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35469
Data do documento: 31-Out-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGSN14082025.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons