Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35476
Tipo: TCC
Título: Desafios, estratégias e ferramentas tecnológicas para elaboração de trabalhos de conclusão de curso em Biblioteconomia/UFPB
Autor(es): Cavalcante, Amena Rute Almeida
Primeiro Orientador: Silva, Alzira Karla Araújo da
Resumo: Com o advento da era digital, o processo de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso passou por mudanças significativas. Desenvolver habilidades como o pensamento crítico, a capacidade de análise de dados, a argumentação acadêmica e novos conhecimentos para o desenvolvimento da ciência fazem parte deste processo, agora auxiliados por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e ferramentas de Inteligência Artificial. O TCC é uma oportunidade de fazer ciência e gerar novos conhecimentos. Contudo, é um estágio desafiador para muitos concluintes de cursos de ensino superior. Dessa forma, o estudo objetiva analisar desafios, estratégias e ferramentas tecnológicas para elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso pelos concluintes do curso de graduação em Biblioteconomia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Metodologicamente, constitui-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, do tipo documental com abordagem quantiqualitativa. Para composição dos sujeitos da pesquisa foram considerados os discentes concluintes dos semestres letivos 2022.1 e 2022.2 do curso em evidência. Foram consultados artigos em portais como SciELO, Brapci e Google Acadêmico, redes sociais como Instagram e sites especializados para o referencial teórico sobre ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Nos resultados, percebeu-se que as estratégias encontradas para contornar os desafios vivenciados pelos discentes caberiam alternativas com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e ferramentas de IA. Destacam-se aquelas voltadas para organização de tarefas (Notion AI e Gooblin Tools), leitura de artigos (Monic.ai, AskyourPDF e Wiseone), busca de fontes/revisão de literatura (Consensus, Semantic Scholar, Research Rabbit e Litmaps), análise de dados (Tableau, Rows e Wolfram), processos de escrita (ProWritingAid, ChatGPT, Copilot, Scispace e Smodin), tradutores (Grammarly, ChatGPT e Copilot), automatizadores de referências (Mendeley e FastFormat), revisão sistemática (RAYYAN), transcrição de áudio (Otter.ai, Tactic e Eightify) e apresentações (Canva, Prezi, SlidesAI), que facilitam as etapas do processo de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso. Conclui-se que a trajetória acadêmica é cercada de desafios que, se devidamente alinhados a estratégias e o uso correto e ético de ferramentas tecnológicas podem ser dirimidos.
Abstract: With the advent of the digital era, the process of preparing Final Graduation Projects has undergone significant changes. Developing skills such as critical thinking, data analysis, academic argumentation, and the acquisition of new scientific knowledge are now supported by Digital Information and Communication Technologies (DICT) and Artificial Intelligence (AI) tools. The Final Graduation Project offers an opportunity to conduct research and generate new knowledge but poses challenges for many graduating students. This study aims to analyze the challenges, strategies, and technological tools involved in developing Final Graduation Projects for graduating students in the Library Science program at the Federal University of Paraíba’s Center for Applied Social Sciences. Methodologically, this is an exploratory, descriptive, documentary research with a quantitative and qualitative approach. The study focused on students who graduated in semesters 2022.1 and 2022.2. Articles from platforms such as SciELO, Brapci, Google Scholar, social media (e.g., Instagram), and specialized websites provided the theoretical framework on AI tools. The results, it was observed that the strategies found to overcome the challenges experienced by students could involve alternatives using Digital Information and Communication Technologies and AI tools. Key tools identified include those for task organization (Notion AI and Gooblin Tools), article reading (Monic.ai, AskYourPDF, and Wiseone), source retrieval/literature review (Consensus, Semantic Scholar, Research Rabbit, and Litmaps), data analysis (Tableau, Rows, and Wolfram), writing support (ProWritingAid, ChatGPT, Copilot, Scispace, and Smodin), translators (Grammarly, ChatGPT, and Copilot), reference managers (Mendeley and FastFormat), systematic review (RAYYAN), audio transcription (Otter.ai and Tactic), and presentations (Canva, Prezi and SlidesAI). The academic journey, though challenging, can be facilitated through well-aligned strategies and the ethical use of these technologies.
Palavras-chave: Biblioteconomia
Ferramentas tecnológicas
Inteligência artificial
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Trabalho de conclusão de curso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35476
Data do documento: 31-Out-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAC14082025.pdf469,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons