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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35520
Tipo: TCC
Título: Estágio supervisionado visão dos estudantes de Pedagogia do Campo
Autor(es): Oliveira, Mônica Sônia Gonçalves de
Primeiro Orientador: Lima, Francisca Alexandre de
Resumo: Neste trabalho, investigamos a contribuição do estágio supervisionado para a formação dos estudantes do curso de Pedagogia do campo, destacando sua importância na formação de futuros docentes capazes de atender às especificidades das comunidades campesinas. A Educação do Campo se distingue por valorizar saberes locais e práticas culturais, e o estágio supervisionado emerge como uma ferramenta vital que conecta a teoria acadêmica com a realidade prática vivida nas salas de aula. Adotamos uma metodologia qualitativa, com base na fenomenologia de Merleau Ponty, tendo como técnica de pesquisa entrevistas com estudantes que cursaram os estágios supervisionados II e III na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assim como uma análise documental dos respectivos planos de curso. O objetivo foi avaliar como os princípios da Educação do Campo foram integrados e abordados durante os estágios, além de identificar os desafios e as adaptações necessárias no processo educativo. Os resultados evidenciam que o estágio supervisionado é fundamental para a formação de professores, permitindo-lhes desenvolver competências práticas que vão além do conhecimento teórico. A experiência em campo possibilita a aplicação de metodologias ativas e lúdicas, promovendo um ensino que respeita a diversidade cultural e as realidades dos estudantes. Embora haja dificuldades, como a escassez de estágios em escolas do campo, os relatos dos entrevistados ressaltam uma crescente consciência sobre a importância de uma pedagogia adaptativa e inclusiva. Portanto, a interação entre o estágio supervisionado e as escolas do campo é essencial para garantir uma formação docente que seja contextualizada e alinhada às necessidades educativas das comunidades do campo, promovendo uma educação que realmente dialogue com a realidade dos estudantes e fortaleça os princípios da Educação do Campo.
Abstract: In this paper, we investigate the contribution of supervised internships to the education of students in the Field Pedagogy program, highlighting its importance in preparing future teachers capable of addressing the specificities of rural communities. Field Education is distinguished by valuing local knowledge and cultural practices, and the supervised internship emerges as a vital tool that connects academic theory with the practical reality experienced in classrooms. We adopted a qualitative methodology based on Merleau Ponty's phenomenology, using interviews with students who completed Supervised Internships II and III at the Federal University of Paraíba (UFPB) as the research technique, as well as a documentary analysis of the respective course plans. The objective was to evaluate how the principles of Field Education were integrated and addressed during the internships, in addition to identifying challenges and necessary adaptations in the educational process. The results show that the supervised internship is essential for teacher training, allowing students to develop practical skills that go beyond theoretical knowledge. The field experience enables the application of active and playful methodologies, promoting teaching that respects the cultural diversity and realities of the students. Although there are difficulties, such as the scarcity of internships in rural schools, the interviewees' reports highlight a growing awareness of the importance of adaptive and inclusive pedagogy. Therefore, the interaction between supervised internships and rural schools is essential to ensure teacher education that is contextualized and aligned with the educational needs of rural communities, promoting an education that truly engages with the reality of the students and strengthens the principles of Field Education.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Educação do campo
Formação de docentes
Prática pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35520
Data do documento: 5-Nov-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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