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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35524
Tipo: TCC
Título: Aprender brincando: jogos como ferramenta no ensino de matemática nas escolas do campo
Autor(es): Mesquita, Rayana da Silva
Primeiro Orientador: Angelo, Cristiane Borges
Resumo: Este estudo investiga como os jogos matemáticos podem ser adaptados para o contexto da educação do campo, levando em consideração as realidades culturais e sociais dos alunos. O objetivo geral da pesquisa é investigar formas de adaptação de jogos matemáticos ao contexto da educação do campo, visando integrar as realidades culturais e sociais dos alunos no ensino da matemática. Os objetivos específicos incluem: identificar elementos culturais e sociais relevantes para a adaptação de jogos matemáticos, desenvolver orientações para facilitar sua replicação por professores dos anos iniciais, e propor jogos matemáticos que dialoguem com as práticas cotidianas dos estudantes do campo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em revisão bibliográfica, com o intuito de construir uma base teórica sólida sobre o tema. A pesquisa foi conduzida em quatro etapas: levantamento dos elementos culturais e sociais do campo, elaboração de orientações para adaptação dos jogos, proposição de jogos matemáticos contextualizados, e a análise da viabilidade desses jogos para o contexto escolar rural. Os resultados indicam que a adaptação de jogos matemáticos ao contexto da educação do campo é essencial para tornar o ensino mais próximo à realidade dos alunos, valorizando saberes locais e promovendo um aprendizado mais significativo. A pesquisa oferece orientações práticas e estratégias pedagógicas que auxiliam os educadores a integrar jogos adaptados de forma eficaz, favorecendo a formação profissional dos professores e a contextualização do ensino de matemática.
Abstract: This study investigates how mathematical games can be adapted to the context of field education, taking into account the cultural and social realities of students. The general objective of the research is to investigate ways of adapting mathematical games to the context of field education, aiming to integrate the cultural and social realities of students in mathematics teaching. The specific objectives include: identifying cultural and social elements relevant to the adaptation of mathematical games, developing guidelines to facilitate their replication by early-year teachers, and proposing mathematical games that engage with the daily practices of field students. The research has a qualitative and exploratory approach, based on a literature review, with the aim of building a solid theoretical basis on the topic. The research was conducted in four stages: surveying the cultural and social elements of the countryside, developing guidelines for adapting the games, proposing contextualized mathematical games, and analyzing the feasibility of these games for the rural school context. The results indicate that adapting mathematical games to the context of field education is essential to make teaching closer to the reality of students, valuing local knowledge and promoting more meaningful learning. The research offers practical guidelines and pedagogical strategies that help educators to integrate adapted games effectively, favoring the professional training of teachers and the contextualization of mathematics teaching.
Palavras-chave: Educação do campo
Jogos matemáticos
Matemática - ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35524
Data do documento: 12-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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