Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3553| Tipo: | TCC |
| Título: | A literatura infantil como mediadora da aprendizagem: possibilidades pedagógicas em sala de aula |
| Autor(es): | Ferreira, Kicia Maria Nunes de Azevedo |
| Primeiro Orientador: | Antério, Djavan |
| Resumo: | A importância da literatura infantil é algo consolidado, pois além de entreter ela traz informações que auxiliam na formação da criança de forma significativa, através da interação entre o real e o imaginário. Busca ainda ampliar horizontes, levando a criança a vivenciar algo que não é real, mas tem um poder de grande encantamento, pois lida com os sentimentos e as emoções, mostrando que tudo pode ser possível num universo mágico. Neste cenário, a literatura infantil favorece na criança o desencadear de grandes emoções, uma vez que geralmente ela se inspira nas histórias contadas, conectando-se aos personagens, os dramas, as emoções, alegrias e fantasias por eles vividos. O estudo caracteriza-se como exploratório de campo, tendo como sujeitos pesquisados 04 (quatro) professores, que fazem parte da rede municipal de ensino da cidade de Itaporanga/PB. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: (i) entrevista semi-estruturada e (ii) observação protocolada. Ao nos debruçarmos sobre os achados da pesquisa, e mantendo uma relação com o que se apresenta na literatura recorrida para o estudo, é possível fundamentarmos que a literatura infantil contribui de forma significativa na aprendizagem das crianças. De forma direta e específica, temos a possibilidade de a criança aprender a se posicionar, a ver o mundo com um olhar crítico, buscado se relacionar com ele de maneira natural. A pesquisa constata a importância da Literatura Infantil como mediadora da aprendizagem e as possibilidades pedagógicas na sala de aula. Entendemos que o estudo pôde contribuir para que os professores se conscientizassem da importância deste recurso que desenvolve nas crianças as competências cognitivas e as habilidades intelectuais, ampliando assim, a aprendizagem. |
| Abstract: | The importance of children's literature is something consolidated , as well as entertain it brings information that assists in the formation of the child significantly , through the interaction between the real and the imaginary . Searching further expand horizons , leading the child to experience something that is not real , but it has a great power of enchantment because it deals with the feelings and emotions , showing that everything can be possible in a magical universe . In this scenario , children's literature promotes the child's trigger strong emotions , since she often draws inspiration from the stories , connecting to the characters , the drama , emotions , joys and fantasies experienced by them. The study is characterized as exploratory field, in 04 subjects studied ( four) teachers who are part of the municipal schools of the city of Itaporanga / PB . ( I ) semi -structured interviews and ( ii ) filed observation : For data collection, the following instruments were used . When turning to the research findings , and maintaining a relationship with what is presented in the literature in the defendant , it is possible that fundamentarmos children's literature contributes significantly to the learning of children. Direct and specific manner , we have the possibility of the child learn how to position , to see the world with a critical eye , sought to relate to it in a natural way . The research notes the importance of Children's Literature as a mediator of learning and pedagogical possibilities in the classroom . We believe that our study contributes to teachers to become aware of the importance of this resource that develops in children 's cognitive skills and intellectual abilities , thus expanding learning . |
| Palavras-chave: | Educação infantil Literatura infantil Ensino - aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3553 |
| Data do documento: | 25-Mar-2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KMNAF02032018.pdf | 544,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
