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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35569
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gamificação na educação matemática : desenvolvimento de jogos 2D no Construct 3 para engajar nativos digitais |
Autor(es): | Pimentel, Pedro Paulo Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Menezes Neto, José Laudelino de |
Resumo: | Este trabalho investiga o uso da plataforma Construct 3 como ferramenta para o desenvolvimento de jogos didáticos voltados ao ensino de Matemática, com ênfase na exploração do plano cartesiano e de funções afim. A proposta visa a criação de ambientes interativos e lúdicos que possibilitem ao estudante exercitar conceitos fundamentais de Geometria Analítica e Álgebra, tais como localização de pontos, translação, escalas e inclinação de retas, estabelecendo conexões práticas com a teoria. A dissertação descreve, inicialmente, a construção de um jogo simplificado chamado Carteiro Aventureiro, no qual o jogador insere coordenadas para deslocar um objeto no plano. Posteriormente, apresenta-se o Jogo da Joaninha, composto por duas fases que introduzem e exploram a taxa de variação de uma função e o ponto de interceptação com o eixo Y de forma intuitiva. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nas ideias de Seymour Papert sobre a aprendizagem construtivista e na perspectiva dos nativos digitais proposta por Marc Prensky. A partir dessas abordagens, discute-se a importância de metodologias ativas que integrem recursos tecnológicos com abordagens teóricas no ensino de Matemática. Em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca-se a necessidade de conectar o conhecimento formal a experiências lúdicas e significativas, fortalecendo a motivação dos alunos. Além disso, com base nas propostas de Mattar, enfatiza-se a importância de integrar jogos educativos e ferramentas digitais no ambiente pedagógico, contribuindo para a inovação curricular e o desenvolvimento de aprendizes mais autônomos e críticos. |
Abstract: | Due to the encryption of the file, sent by the author, it was not possible to recover the Abstract. |
Palavras-chave: | Jogos matemáticos Jogos didáticos - matemática Ensino da matemática - metodologia Plano cartesiano Funções afim Construct 3 - criação de jogos Active methodologies Cartesian plane Linear functions Educational games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35569 |
Data do documento: | 20-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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