Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3558
metadata.dc.type: TCC
Title: Família e escola: uma parceria necessária desde a educação infantil
metadata.dc.creator: Andrade, Zilene Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Ivana Maria Medeiros de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe-se a apresentar os resultados elencados em uma pesquisa de campo que analisa a relação da família com a escola e sua contribuição para o desempenho escolar dos educandos desde a Educação Infantil a partir de uma abordagem metodológica qualitativa- explicativa. A presente pesquisa foi realizada em uma Escola pública da cidade de Brejo do Cruz, no estado da Paraíba, a partir de pressupostos teóricos e de dados agregados através de observações in loco e da realização de questionários abertos com 4 (quatro) professora; 03 (três) atuantes na Educação Infantil e 01(uma) no Ensino Fundamental. Nesse contexto, compreende-se que o intercâmbio entre escola e família deve se caracterizar em uma dessas ações, objetivando favorecer o processo de ensino e aprendizagem e potencializar o desenvolvimento das crianças nessa fase. No entanto, apesar da evidente contribuição dessa parceria para a aprendizagem escolar, a análise dos questionários e das práticas pedagógicas das professoras evidenciaram a incipiente participação dos pais na escola, tendo em vista que os mesmos não sentem-se estimulados a colaborar com a escola. Dessa forma, a pesquisa conclui que é fundamental que a escola em estudo envide esforços para favorecer o estabelecimento de estratégias que fortaleçam essa parceria, visto que a mesma é fundamental para o sucesso escolar dos educandos.
Abstract: This paper aims to present the results listed in a search field that examines the relationship between the family and the school and its contribution to the academic performance of students from kindergarten from a qualitative methodological approach-explanatory. This research was conducted in a public school in the Brejo do Cruz city, in the Paraíba state, from theoretical and aggregate data through on-site observations and conducting questionnaires with open four (4) teacher; 03 (three) working in early childhood education and one (01) in Elementary Education. In this context, it is understood that the exchange between school and family should be characterized in one of these actions, aiming to facilitate the process of teaching and learning and enhance children's development at this stage. However, despite the obvious contribution of this partnership for school learning, analysis of questionnaires and pedagogical practices of the teachers showed the incipient participation of parents in school, in order that they do not feel encouraged to collaborate with the school. Thus, the research concludes that it is essential that the school under study make efforts to promote the establishment of strategies to strengthen this partnership, seeing that it is critical to academic success of students.
Keywords: Família-Escola
Educação Infantil
Parceria
Aprendizagem
Family-School
Early Childhood Education
Partnership
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3558
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZGA25092013.pdf525,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.