Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3560
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso das TIC’s na educação sob uma perspectiva crítica-reflexiva na prática docente de uma escola da rede municipal de Feira Nova/PE
metadata.dc.creator: Santana, Valdilene Valdice de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Sócrates Pereira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho explorará a seguinte problemática: Como as docentes de uma escola Municipal de Feira Nova/ PE usam as TIC’s em sua prática pedagógica? A finalidade é contribuir não apenas para a investigação dos problemas relacionados ao uso e conhecimento das TIC’s, mas compreender como uma intervenção colaborativa junto as docentes pode avançar na direção de um conhecimento que integre as dimensões das Tecnologias na realidade da escola, buscando criar empatia no processo pedagógico, em que as professoras estejam diretamente engajadas na escola, de modo a desenvolver processos interativos cada vez mais atraentes. O mesmo teve como objetivo geral conhecer as práticas do uso das TIC’s utilizadas pelas docentes de uma escola municipal de Feira Nova/PE em sua prática pedagógica. A pesquisa de campo foi realizada com 08 (oito) professoras da Educação Básica do 1° ao 5° ano do Grupo Escolar Severino Devid da rede Municipal de Feira Nova/ PE. Com as mesmas foram realizadas entrevistas estruturadas e semiestruturada no âmbito da própria escola, fazendo com que as análises das respostas ocorressem em função da organização do objetivo do trabalho. Organizado em cinco tópicos, o trabalho aborda desde o que são as TIC’s, sua importância bem como a realidade das práticas docente com as mesmas na escola em estudo. Atendendo ao tema os tópicos trazem informações, abordam questões e fazem uma avaliação analítica do uso das TIC’s nas práticas pedagógicas tanto da escola em estudo como da importância da mesma no contexto atual da educação. As Tecnologias da Informação e da Comunicação trazem novas maneiras de se aprender e ensinar, que supõe um diferencial para a escola. Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso á tecnologia de informação e comunicação, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informação que permitam a cada pessoa (professora) resolver os problemas do cotidiano, compreender e atuar na transformação de seu contexto.
Abstract: This paper will explore the following issues: How the teachers of a school Municipal Feira Nova / PE use ICT in their teaching? The purpose is to contribute not only to the investigation of problems related to the use and knowledge of ICT, but understand how a collaborative intervention with the teachers can move toward a knowledge that integrates the dimensions of reality technologies in school, seeking to create empathy educational process, in which teachers are directly engaged in school, in order to develop interactive processes increasingly attractive. The same is aimed to meet the practices of the use of ICT used by teachers of a public school in New Fair / PE in their practice. The field research was conducted with eight (08) teachers of Basic Education of the 1st to the 5th year of the School Group Severino Devid Network Municipal Feira Nova / PE. With the same were structured and semi-structured interviews within the school itself, making the analysis of the responses occur depending on the organization of the study's objective. Organized into five topics, the work covers everything from what ICTs are, their importance and the reality of teaching practices with them in the school studied. Given the theme topics provide information, discuss issues and make an analytical assessment of the use of ICTs in teaching practices both school under study as of the same importance in the current context of education. Information Technologies and Communication bring new ways of learning and teaching, which implies a difference to school. Enter in the information society is not just about having access to information technology and communication, but mostly learn to use this technology for searching and selecting information to enable each person (teacher) to solve everyday problems, understand and act in the processing of context.
Keywords: Tecnologia
Comunicação
Educação
Práticas pedagógias
Technology
Communication
Education
Teaching practices
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3560
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VVS02102013.pdf195,82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.