Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35605
Tipo: | TCC |
Título: | A Rede Colaborativa Incluir e a formação de docentes para a educação inclusiva |
Autor(es): | Araújo, Juliana Nilmara Felipe de |
Primeiro Orientador: | Martins, Maurício Rebelo |
Resumo: | O presente artigo tem como propósito estudar a formação de docentes para a educação inclusiva. Compreendemos que ela exerce um papel fundamental para atender as demandas do sistema educacional. Nos interessamos por essa temática porque os desafios postos pela educação inclusiva podem contribuir para gestores e docentes ressignificarem suas atitudes e práticas. Para compreender a importância da formação continuada na região do Brejo Paraibano, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância da Rede Colaborativa Incluir na Formação continuada de Docentes para Educação Inclusiva. Para contemplar o objetivo estipulado, realizamos uma pesquisa de natureza exploratória básica, de cunho qualitativo e de método fenomenológico. Utilizamos também, como procedimento técnico, o estudo de caso e a pesquisa documental. Além disso, realizamos entrevistas com o auxílio da plataforma Google Meet e com um roteiro semiestruturado com três colaboradores da Rede Colaborativa Incluir. Por fim, analisamos as entrevistas dos colaboradores a fim de entender as origens da Rede Colaborativa Incluir, seus objetivos, avanços e desafios. O aporte teórico foi fundamentado nos documentos institucionais como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), Estatuto da Pessoa com Deficiência, documentos e registros oficias da Rede Colaborativa Incluir e de autores como Maria Tereza Mantoan (2003) e Francisco Imbernón (2010). Por fim, visando a apresentação do trabalho, dividimos ele em seis partes, sendo elas: Introdução; A importância da formação docente; Formação de docentes voltada para a educação inclusiva; Caminho metodológico; Resultados e discussões e Considerações finais. |
Abstract: | This article aims to study the training of teachers for inclusive education. We understand that it plays a key role in meeting the demands of the educational system. We are interested in this theme because the challenges posed by inclusive education can help managers and teachers to reframe their attitudes and practices. To understand the importance of continuing education in the Brejo Paraibano region, this research aimed to analyze the importance of the Include Collaborative Network in the Continuing Education of Teachers for Inclusive Education. To contemplate it the stipulated goal, we carried out a research of a basic exploratory nature, of a qualitative nature and of a phenomenological method. We also use, as a technical procedure, the case study and documental research. In addition, we conducted interviews with the help of the Google Meet platform and with a semi-structured script with three (3) collaborators from the Include Collaborative Network. Finally, we analyzed the interviews with contributors in order to understand the origins of the Include Collaborative Network, its objectives, advances and challenges. The theoretical contribution was based on institutional documents such as the LDB (Lei de Diretrizes e Bases), Statute of Persons with Disabilities, documents and official records of the Include Collaborative Network and authors such as Maria Tereza Mantoan (2003) and Francisco Imbernón (2010). Finally, aiming at the presentation of the work, we divided it into six parts, namely: Introduction; The importance of teacher training; Teacher training focused on inclusive education; Methodological path; Results and Discussions and Final Considerations. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Formação de docentes Formação continuada Rede Incluir |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35605 |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA NILMARA FELIPE DE ARAÚJO 2021 01.pdf | 287,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.