Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35617
Tipo: TCC
Título: Planejamento e gestão escolar do município de Nova Cruz/RN na pandemia da Covid-19
Autor(es): Oliveira, Camila Sayonara Barbosa de
Primeiro Orientador: Freitas, Tatiane Tenório da Gama Leite de
Resumo: A pandemia da covid-19 forçou praticamente o mundo todo a parar, evitar aglomerações e se reinventar. Na educação não foi diferente, as atividades presenciais foram paradas repentinamente na tentativa de contribuir para um controle mais eficaz do vírus, e, dessa forma, poder retomar as atividades presenciais tão logo fosse possível. Devido a tal fato, iniciou-se a rotina de aulas EAD, onde posteriormente ficou no formato híbrido. Diante disso, a presente pesquisa visa analisar os processos realizados para as aulas remotas e o retorno das aulas presenciais, bem como, investigar as orientações que foram transmitidas pela secretaria de educação às escolas do município e sua execução. Para tal, o desenvolvimento do trabalho decorreu através de pesquisas bibliográficas e uma pesquisa de campo com a secretaria de educação municipal de Nova Cruz/RN, onde vários servidores públicos contribuíram com respostas de acordo com os setores que ocupam na atual gestão. Assim, os resultados mostram os impactos da educação à distância no ensino em geral e ao relacionar 2020 e 2021 consegue evidenciar que houve aumentos significativos no número de evasões e reprovações, com ênfase no 6o ano, onde os resultados foram mais acentuados. Poderíamos sugerir também políticas públicas voltadas para a mitigação das questões relacionadas à evasão e reprovação escolar, de modo que, a gestão considerasse a criação de maiores incentivos culturais e esportivos como aula de música, instrumentos e aulas de campo, por exemplo.
Abstract: The pandemic of covid-19 forced practically the entire world to stop, avoid crowds, and reinvent itself. In education it was no different, the classroom activities were suddenly stopped to contribute to a more effective control of the virus, and thus be able to resume classroom activities as soon as possible. From then on, the routine of distance learning classes was started, which later became a hybrid format. In view of this, the present research aims to analyze the processes conducted for the remote classes and the return of the presential classes, as well as to investigate the orientations that were transmitted by the Secretary of Education to the schools in the city and their execution. To this end, the work was developed through bibliographic research and field research with the municipal education secretary of Nova Cruz/RN, where several public servants contributed by answering according to the sectors they occupy in the current administration. Thus, the results show the impacts of distance education on education in general, and by relating 2020 and 2021, it is possible to show that there were significant increases in the number of dropouts and failures, with emphasis on the 6th grade, where the results were more pronounced. We could also suggest public policies aimed at mitigating the issues related to school evasion and failure, so that the management would consider creating greater cultural and sports incentives such as music lessons, instruments, and field classes, for example.
Palavras-chave: Pandemia
Covid-19
Educação
Modalidades de ensino
EAD
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35617
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSBO01092025.pdf487,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons