Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35625
Tipo: Tese
Título: Geografia escolar e recontextualização curricular por conhecimentos e competências no ensino médio em tempo integral da Paraíba
Autor(es): Duarte, Leônidas Siqueira
Primeiro Orientador: Albuquerque, Maria Adailza Martins de
Resumo: Esta pesquisa de doutorado analisa a recontextualização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018a) na organização do currículo das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) da Paraíba e nas perspectivas pedagógicas desenvolvidas pelos(as) docentes de Geografia no ensino médio dessas instituições. A problemática do estudo está situada na implementação dos documentos curriculares nacionais e estaduais para a referida etapa de ensino, no ambien-te escolar, e o objetivo geral consiste na análise das relações entre a perspectiva disciplinar do ensino-aprendizagem de Geografia, voltada à produção do conhecimento escolar, e a concep-ção de integração da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), direcionada para o desenvolvimento de competências, nas ECI. Para a defesa de que os conhecimentos próprios da Geografia escolar são imprescindíveis para a formação integral dos estudantes do ensino médio, apoiamo-nos na Teoria Histórico-Crítica (Saviani, 1991, 2009, 2013b) e utili-zamos o método dialético, em interlocuções com as abordagens e teses de Apple (1982), Go-odson (1999), Kuenzer (2017, 2022), Lopes e Macedo (2011), Moreira (1997), no campo do currículo e da Pedagogia; e de Albuquerque (2004), Farias (2021), Girotto (2015, 2021), Ro-cha (2012, 2013) e Vilela (2013), nas áreas de Currículo, Educação e Ensino de Geografia, dentre outros(as) autores(as). Trata-se de uma pesquisa qualitativa inserida no campo de estu-dos da Educação Geográfica, desenvolvida a partir de análise documental e estudo bibliográ-fico, bem como de entrevista e questionários com os(as) docentes do ensino médio das ECI propedêuticas de Campina Grande - PB. Evidenciamos uma organização curricular alinhada à política educacional neoliberal e ao regime de acumulação flexível, com inserção adaptada de processos e procedimentos do mundo empresarial, por meio da troca ou da implementação de nomenclaturas e perspectivas administrativas, curriculares e pedagógicas, com progressiva perda de autonomia político-pedagógica dos(as) docentes e demais profissionais da educação, que configura o que denominamos como reterritorialização escolar: processo que redefine concepções, instrumentos e procedimentos gerais e específicos da escola e da rotina dos(as) profissionais, redistribuindo atributos e valores aos objetos, indivíduos e ações em consonân-cia com os seus potenciais de impacto na produtividade capitalista e na operacionalização do projeto educacional neoliberal. Como resistência qualificada pela formação acadêmica, a ex-pressiva maioria dos(as) docentes de Geografia recontextualiza as prescrições curriculares com predominância das lógicas disciplinar e interdisciplinar no ensino-aprendizagem da Geo-grafia, direcionando o processo para a produção do conhecimento escolar (Albuquerque, 2004) e para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, contexto no qual defendemos leitu-ras e interpretações da espacialidade dos fenômenos e processos advindos das relações socie-dade-natureza, como expressões teórico-metodológicas e didático-pedagógicas próprias da Geografia.
Abstract: This doctoral research analyzes the recontextualization of the National Common Curriculum Base (BNCC) (Brazil, 2018a) in the organization of the curriculum of the Integral Citizen Schools (ECI) of Paraíba and in the pedagogical perspectives developed by Geography tea-chers in high school at these institutions. The problem of the study is situated in the imple-mentation of national and state curricular documents for the aforementioned teaching stage, in the school environment, and the general objective consists of analyzing the relations between the disciplinary perspective of Geography teaching-learning, focused on the production of school knowledge, and the conception of integration of the area of Humanities and Applied Social Sciences (CHSA), aimed at the development of competences, in ECI. In order to de-fend that knowledge specific to school Geography is essential for the comprehensive educa-tion of high school students, we rely on Historical-Critical Theory (Saviani, 1991, 2009, 2013b) and use the dialectical method, in dialogues with the approaches and theses of Apple (1982), Goodson (1999), Kuenzer (2017, 2022), Lopes and Macedo (2011), Moreira (1997), in the field of curriculum and Pedagogy; and of Albuquerque (2004), Farias (2021), Girotto (2015, 2021), Rocha (2012, 2013) and Vilela (2013), in the areas of Curriculum, Education and Teaching of Geography, among other authors. This is a qualitative research inserted in the field of Geographic Education studies, developed from documentary analysis and bibliogra-phical study, as well as interviews and questionnaires with high school teachers of the prepa-ratory ECI of Campina Grande - PB. We evidenced a curricular organization aligned with the neoliberal educational policy and the flexible accumulation regime, with adapted insertion of processes and procedures of the business world, through the exchange or implementation of administrative, curricular and pedagogical nomenclatures and perspectives, with progressive loss of political-pedagogical autonomy of teachers and other education professionals, which configures what we call school reterritorialization: a process that redefines general and speci-fic conceptions, instruments and procedures of the school and the routine of professionals, redistributing attributes and values to objects, individuals and actions in line with their poten-tial impact on capitalist productivity and the operationalization of the neoliberal educational project. As resistance qualified by academic training, the significant majority of Geography teachers recontextualize the curricular prescriptions with a predominance of disciplinary and interdisciplinary logics in the teaching-learning of Geography, directing the process towards the production of school knowledge (Albuquerque, 2004) and towards the formation of criti-cal and reflective citizens, a context in which we defend readings and interpretations of the spatiality of phenomena and processes arising from society-nature relations, as theoretical-methodological and didactic-pedagogical expressions specific to Geography.
Palavras-chave: Geografia - Educação
Geografia escolar.
Conhecimento escolar
Escola Cidadã Integral
School Geography
Curriculum
School knowledge
Competences
Integral Citizen School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35625
Data do documento: 2-Dez-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonidasSiqueiraDuarte_Tese.pdf4,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons