Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35633
Tipo: TCC
Título: Um estudo a respeito do ensino em uma escola do campo durante um ano de pandemia
Autor(es): Fontes, Camila Mota de
Primeiro Orientador: Silva, Nilvania dos Santos
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as dificuldades no ensino relacionado à prática pedagógica, em 2020, dos professores da escola no campo Severino Pereira de Melo. Temos como intenção discorrer como as mudanças que ocorreram neste presente ano devido a pandemia da Covid-19, a qual dificultou a forma de ensino dos professores numa escola campesina. Essa temática surgiu em uma grande relevância para o pesquisador, por conta, de experiências anteriores vividas com amigos e familiares que moram em áreas campesinas, como também por vivencias no (NEMDR) Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural, com projetos de pesquisa, ensino e extensão em escolas localizadas no campo. Usamos para a pesquisa o método indutivo, com abordagem qualitativa, de caráter exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados a análise documental de materiais (atividades impressas) e a entrevista semiestruturada com as professoras da escola. Para auxiliar na análise dos dados coletados durante a pesquisa, utilizamos como fundamentos teóricos autores como Caldart, Brasil, Freire, Silva. Nos resultados, analisamos as imagens de atividades enviadas. Como elas levam em consideração a realidade dos sujeitos campesinos? Oportunizaram um aprendizado significativo de maneira contextualizada? De forma que se adeque os conteúdos a realidade dos sujeitos. O que não tem sido um trabalho fácil devido à falta de contato entre professor e aluno e a falta de recursos digitais, para que ocorresse essa troca. Ainda como resultados, Após a entrevista com as professoras, que ocorreu pela plataforma Google Meet, percebeu-se que estão enfrentando dificuldades com as recentes mudanças no ensino devido a pandemia da Covid-19 e como afetou suas ações, pois, encontram grandes dificuldades, não tendo um contato pessoal com as crianças o que não permite trabalharem com as reais necessidades, o ensino remoto/virtual que não acontece, o não retorno de atividades, falta e/ou excesso de ajuda para as crianças, salas multisseriadas, falta de formações para a realidade campesina. Essa pesquisa nos proporcionou uma grande reflexão sobre a construção das práticas pedagógicas que devemos ter para nossas futuras ações dentro desse campo, a formação acadêmica é fundamental, mas ela é só o começo, como sujeitos formadores devemos sempre estar em constantes formações, para que nos tornemos exemplos e motivadores de mudança dentro de qualquer espaço, seja ela escolar ou não
Abstract: This study aims to analyze the difficulties in teaching related to pedagogical practice, in 2020, of school teachers in the Severino Pereira de Melo countryside. We intend to discuss the changes that occurred this year due to the Covid-19 pandemic, which made it difficult for teachers to teach in a peasant school. This theme emerged in great relevance for the researcher, due to previous experiences with friends and family who live in rural areas, as well as experiences in the (NEMDR) Multidisciplinary Extension Nucleus for Rural Development, with research projects, teaching and extension in schools located in the countryside. For the research, we used the inductive method, with a qualitative approach, of an exploratory nature, having as a data collection instrument the documental analysis of materials (printed activities) and the semi-structured interview with the school teachers. To assist in the analysis of data collected during the research, we used authors such as Caldart, Brazil, Freire, Silva as theoretical foundations. In the results, did we analyze the images of activities sent and how do they take into account the reality of rural subjects? Did they provide opportunities for meaningful learning in a contextualized way? In order to adapt the contents to the reality of the subjects. What has not been an easy job due to the lack of contact between teacher and student and the lack of digital resources for this exchange to occur. Also as a result, After the interview with the teachers, which took place through the Google Meet platform, it was noticed that they are facing difficulties with the recent changes in education due to the Covid-19 pandemic and how it affected their actions, as they face great difficulties, not having personal contact with the children, which does not allow them to work with their real needs, remote/virtual teaching that does not happen, non-return to activities, lack and/or excess of help for the children, multigrade classrooms, lack of training for the peasant reality. This research provided us with a great reflection on the construction of pedagogical practices that are/must have for our future actions within this field, academic training is fundamental, but it is just the beginning, as formative subjects we must always be in constant training, to that we become examples and motivators of change within any space, whether it is school or not.
Palavras-chave: Escola no campo
Ensino na pandemia
Singularidades do rural.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35633
Data do documento: 13-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA MOTA DE FONTES 2021 01.pdf853,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.