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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35639
Tipo: | TCC |
Título: | “E eis que a BNCC é criada!”: o papel da gestão escolar para a implementação da base e no processo de (re)construção curricular |
Autor(es): | Rodrigues, Carolina de Avelar |
Primeiro Orientador: | Silva, Silvânia Lúcia de Araújo |
Resumo: | Esta monografia emerge como Trabalho de Conclusão de Curso, requisito para o título de licenciada em Pedagogia. Trata-se de um espaço de discussões e análises sobre o papel da Gestão Escolar na implementação da Base Nacional Comum Curricular, sobretudo em meio à pandemia ocasionada pela Covid-19. Assim, o objetivo geral desse estudo consiste em refletir sobre o papel da gestão escolar para a implementação da BNCC e suas repercussões nesse processo de (re)construção curricular. No que se refere à abordagem metodológica da pesquisa, apresenta-se como uma revisão bibliográfica em que teve como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, sendo o instrumento para coleta de dados um questionário direcionado a quem a pesquisa se propôs estudar: a gestão educacional do município de Bananeiras/PB e seu papel para a (re)construção curricular a partir da implementação da Base. A feitura deste texto é produto do resgate do processo de construção da BNCC até sua divulgação, de discussões sobre a adequação dos currículos escolares às competências de acordo com o documento e da reflexão sobre as implicações e os impactos do tipo de educação empreendido pela Base. Para tanto, utilizamos como referenciais teóricos autores como: José Carlos Libâneo, Carlos Rodrigues Brandão, Ilma Passos Alencastro Veiga, Carlos Cipriano Luckesi, entre outros que nos auxiliaram a compreender os impactos da implementação da Base Nacional Comum Curricular nos currículos das instituições escolares, bem como de documentos legais que a regulamentam. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois nos permitiram compreender a importância da gestão educacional e escolar nas reestruturações curriculares, considerando as necessidades dos sujeitos aprendentes. A partir das reflexões feitas, pudemos compreender que os gestores escolares têm o papel de dar condições para que a BNCC chegue às escolas não como currículo, mas como documento normativo, assim como se autointitula. Em Bananeiras/PB, percebemos que o contato dos profissionais em educação com a Base tem se dado de forma gradativa, muito mais de forma pontual do que de forma estrutural, sobretudo devido ao contexto pandêmico no qual ainda estamos todos inseridos. Concluímos, ainda, que a BNCC surge como uma proposta contraditória e excludente que precisa ser discutida por todos os profissionais em educação. Sigamos, portanto, resistindo, com inteligência e maturidade, para além das críticas, uma vez que nossa lucidez, como profissional em educação, independente dos ditames da BNCC, devem referendar a autonomia docente e o caminho que nos conduza a uma educação pública gratuita e de qualidade. |
Abstract: | This monograph appears as a Course Conclusion work, a requirement for a degree in Pedagogy.It is a space for discussion and analysis on the function of School Management in the implementation of the National Common Curriculum Base, especially in the midst of the pandemic caused by Covid-19.Thus, the general objective of this study is to reflect on the function of School Management in implementing the BNCC and its repercussions in this process of curriculum (re)construction.Regarding to the metodological approach of the research, it is presented as a literature review in which the methodological procedure was qualitative research, with the instrument for the data collection being a questionnaire aimed at those who the research intended to study: The educational management of the municipality of Bananeiras/PB and its role in the (re) construction of the curriculum based in the implementation of the base. The writing of this text is the product if the rescue of the construction process of the BNCC until its disclosure, of discussions about the adequacy of School curriculums to the competences according to the document, and of reflection on the implications and impacts of the type of education undertaken by the Base. Therefore, we used as theoretical references authors such as: José Carlos Libâneo, Carlos Rodrigues Brandrão, llma Passos, Alencastro Viega, Carlos Cipriano Luckesi, among others who helped us to understand the impacts of the implementation of the Common National Curriculum Base in the curricula of School Institutions, as well as if legal documents that regulate it. The achieved results were satisfactory, as they allowed us understand the importance of educational and school management in curricular restructuring, considering the needs of learning subjects. The achieved results were satisfactory, as they allowed us understand the importance of educational and school management in curricular restructuring, considering the needs of the learners. Based on the reflections made, we could understand that school managers have the role of providing conditions for the BNCC to reach schools, not as a curriculum, but as a normative document, as well as self-titled. In Bananeiras/PB, we notice that the contact of professionals in education with the Base has been taking place gradually, much more punctually than structurally, mainly due to the pandemic context in which we are all still inserted. We also conclude that the BNCC appears as a contradictory and excluding proposal the needs to be discussed by all education professionals. Let us continue, therefore, resisting, with intelligence and maturity, beyond criticism, since our lucidity, as a professional in education, independent of BNCC dictates, they must endorse teaching autonomy and the path that leads us to free and quality public education. |
Palavras-chave: | Gestão escolar Base Nacional Comum Curricular Implementação Rede pública de ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35639 |
Data do documento: | 7-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
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CAROLINA DE AVELAR RODRIGUES 2021 01.pdf | 553,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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