Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35642
Tipo: | Dissertação |
Título: | Planilhas eletrônicas no Ensino de Matemática financeira : uma abordagem contemporânea alinhada à BNCC |
Autor(es): | Silva, Josivan Barbalho da |
Primeiro Orientador: | Menezes Neto, José Laudelino de |
Resumo: | A matemática financeira ocupa uma posição de destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reconhecida como fundamental para o exercício pleno da cidadania e para a formação integral dos estudantes. Contudo, apesar de sua importância e da homologação do documento desde 2018, desafios persistem: baixos índices de proficiência em matemática, altos níveis de endividamento familiar e a vulnerabilidade da população a fraudes financeiras. Esses problemas evidenciam a necessidade de uma abordagem mais eficaz e conectada à realidade nas escolas. Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o ensino de matemática financeira que alia rigor conceitual a aplicações práticas e cotidianas, buscando alinhar-se às competências e habilidades da BNCC para os ensinos fundamental e médio. Temas como porcentagem, juros simples e compostos, variação percentual, inflação e planejamento financeiro são explorados, destacando-se o uso de planilhas eletrônicas como ferramenta pedagógica. Além de facilitar cálculos e visualizações, as planilhas promovem o pensamento computacional e a familiarização com tecnologias, essenciais na sociedade contemporânea. O trabalho visa não apenas desenvolver habilidades técnicas, mas também estimular o pensamento crítico e a tomada de decisões conscientes. Ao propor atividades que conectam conceitos matemáticos ao cotidiano, busca-se apoiar educadores na construção de um ensino mais significativo, capaz de preparar os estudantes para os desafios socioeconômicos e tecnológicos. Como desdobramento futuro, planeja-se aplicar essas propostas em aulas práticas e formalizar os resultados em estudos científicos, contribuindo para o avanço das práticas educacionais. |
Abstract: | Financial mathematics holds a prominent position in the National Common Curricular Base (BNCC), recognized as fundamental for the full exercise of citizenship and the comprehensive education of students. However, despite its importance and the approval of the document since 2018, challenges persist: low proficiency rates in mathematics, high levels of household debt, and the population's vulnerability to financial fraud. These problems highlight the need for a more effective and reality-connected approach in schools. This dissertation aims to present a pedagogical proposal for teaching financial mathematics that combines conceptual rigor with practical and everyday applications, aiming to align with the competencies and skills outlined in the BNCC for elementary and high school education. Topics such as percentages, simple and compound interest, percentage variation, inflation, and financial planning are explored, emphasizing the use of spreadsheets as a pedagogical tool. In addition to facilitating calculations and visualizations, spreadsheets promote computational thinking and familiarity with technologies, which are essential in contemporary society. The work seeks not only to develop technical skills but also to encourage critical thinking and conscious decision-making. By proposing activities that connect mathematical concepts to everyday life, it aims to support educators in creating more meaningful teaching practices, capable of preparing students for socio-economic and technological challenges. As a future development, there are plans to apply these proposals in practical classes and formalize the results in scientific studies, contributing to the advancement of educational practices. |
Palavras-chave: | Matemática financeira - Ensino Planilhas eletrônicas - Ferramenta pedagógica Base Nacional Comum Curricular - BNCC Formação cidadã Financial mathematics BNCC Spreadsheets Citizenship education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35642 |
Data do documento: | 13-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JosivanBarbalhoDaSilva_Dissert.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons