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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35651
Tipo: Dissertação
Título: Análise espacial multicritério da mesoacessibilidade ao transporte público em João Pessoa/PB
Autor(es): Llanco, Marcelo Chalub
Primeiro Orientador: Silva, Luiz Bueno da
Resumo: O crescimento da urbanização e a busca por soluções sustentáveis para a mobilidade urbana, especialmente no Brasil, destacam a necessidade de sistemas de transportes públicos eficientes. Este trabalho analisa a mesoacessibilidade ao transporte público em João Pessoa/PB, com foco nas condições do sistema de ônibus nas proximidades da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um polo gerador de viagens. A pesquisa inicia-se com uma revisão bibliográfica sistemática, seguindo as diretrizes do método PRISMA, embasando a coleta de dados literários e a formulação de questões analíticas. A metodologia inclui a coleta de dados das Ordens de Serviços Operacionais (OSO) e análises espaciais multicritério, utilizando métodos estatísticos como a descrição amostral dos dados e a Análise de Componentes Principais (PCA) a partir da linguagem de programação Python, para identificar padrões e disparidades no acesso ao transporte público. Os resultados revelam que três linhas de ônibus enfrentam problemas de subutilização ou superutilização, indicando a necessidade de intervenções para garantir acessibilidade equitativa e sustentável. A pesquisa identifica lacunas críticas na acessibilidade, oferecendo insights valiosos para a formulação de políticas públicas que promovam a inclusão social e a melhoria do sistema de transporte. A combinação de métodos estatísticos e ferramentas inovadoras, como o Python, demonstra o potencial dessa abordagem para orientar decisões estratégicas e aprimorar a mobilidade urbana.
Abstract: The growth of urbanization and the pursuit of sustainable solutions for urban mobility, especially in Brazil, highlight the need for efficient public transportation systems. This work analyzes meso-accessibility to public transportation in João Pessoa/PB, focusing on the conditions of the bus system in the vicinity of the Federal University of Paraíba (UFPB), a major travel hub. The research begins with a systematic literature review, following the PRISMA method guidelines, to support the collection of literary data and the formulation of analytical questions. The methodology includes the collection of data from Operational Service Orders (OSO) and multi-criteria spatial analyses, using statistical methods such as sample description of data and Principal Component Analysis (PCA) via the Python programming language, to identify patterns and disparities in access to public transportation. The results reveal that three bus lines face issues of underutilization or overutilization, indicating the need for interventions to ensure equitable and sustainable accessibility. The research identifies critical gaps in accessibility, offering valuable insights for the formulation of public policies that promote social inclusion and improvement of the transportation system. The combination of statistical methods and innovative tools, such as Python, demonstrates the potential of this approach to guide strategic decisions and enhance urban mobility.
Palavras-chave: Planejamento urbano
Transport Mesoacessibilidade
Análise espacial - Multicritério
Meso-accessibility
Public transportation
Multicriteria spatial analysis
Urban planning
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35651
Data do documento: 17-Mar-2025
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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