Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35651
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise espacial multicritério da mesoacessibilidade ao transporte público em João Pessoa/PB |
Autor(es): | Llanco, Marcelo Chalub |
Primeiro Orientador: | Silva, Luiz Bueno da |
Resumo: | O crescimento da urbanização e a busca por soluções sustentáveis para a mobilidade urbana, especialmente no Brasil, destacam a necessidade de sistemas de transportes públicos eficientes. Este trabalho analisa a mesoacessibilidade ao transporte público em João Pessoa/PB, com foco nas condições do sistema de ônibus nas proximidades da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um polo gerador de viagens. A pesquisa inicia-se com uma revisão bibliográfica sistemática, seguindo as diretrizes do método PRISMA, embasando a coleta de dados literários e a formulação de questões analíticas. A metodologia inclui a coleta de dados das Ordens de Serviços Operacionais (OSO) e análises espaciais multicritério, utilizando métodos estatísticos como a descrição amostral dos dados e a Análise de Componentes Principais (PCA) a partir da linguagem de programação Python, para identificar padrões e disparidades no acesso ao transporte público. Os resultados revelam que três linhas de ônibus enfrentam problemas de subutilização ou superutilização, indicando a necessidade de intervenções para garantir acessibilidade equitativa e sustentável. A pesquisa identifica lacunas críticas na acessibilidade, oferecendo insights valiosos para a formulação de políticas públicas que promovam a inclusão social e a melhoria do sistema de transporte. A combinação de métodos estatísticos e ferramentas inovadoras, como o Python, demonstra o potencial dessa abordagem para orientar decisões estratégicas e aprimorar a mobilidade urbana. |
Abstract: | The growth of urbanization and the pursuit of sustainable solutions for urban mobility, especially in Brazil, highlight the need for efficient public transportation systems. This work analyzes meso-accessibility to public transportation in João Pessoa/PB, focusing on the conditions of the bus system in the vicinity of the Federal University of Paraíba (UFPB), a major travel hub. The research begins with a systematic literature review, following the PRISMA method guidelines, to support the collection of literary data and the formulation of analytical questions. The methodology includes the collection of data from Operational Service Orders (OSO) and multi-criteria spatial analyses, using statistical methods such as sample description of data and Principal Component Analysis (PCA) via the Python programming language, to identify patterns and disparities in access to public transportation. The results reveal that three bus lines face issues of underutilization or overutilization, indicating the need for interventions to ensure equitable and sustainable accessibility. The research identifies critical gaps in accessibility, offering valuable insights for the formulation of public policies that promote social inclusion and improvement of the transportation system. The combination of statistical methods and innovative tools, such as Python, demonstrates the potential of this approach to guide strategic decisions and enhance urban mobility. |
Palavras-chave: | Planejamento urbano Transport Mesoacessibilidade Análise espacial - Multicritério Meso-accessibility Public transportation Multicriteria spatial analysis Urban planning |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Civil e Ambiental |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35651 |
Data do documento: | 17-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarceloChalubLlanco _Dissert.pdf | 6,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons