Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35657
Tipo: | TCC |
Título: | Rio Tinto e sua cultura : quebra-cabeça como ferramenta de pertencimento regional |
Autor(es): | Pinheiro, Ângelo Augusto de Souza |
Primeiro Orientador: | Silva, Washington Ferreira |
Resumo: | O artigo apresenta o desenvolvimento projetual do brinquedo educativo “Quebra-Cabeça Rio Tinto e Sua Cultura”, fruto do desdobramento do projeto de extensão O Traço Mágico – Ano 5. A proposta visa estimular o pertencimento cultural e o desenvolvimento cognitivo infantil a partir da adaptação de ilustrações que representam elementos simbólicos da cidade de Rio Tinto/PB. Fundamentado em autores como Freire (1970), Krucken (2009), Vygotsky (1998), Piaget (1971) e Kishimoto (1995), o trabalho articula design, pedagogia crítica e identidade territorial para criar um artefato lúdico-pedagógico que conecta as crianças à sua cultura local. O processo metodológico envolveu pesquisa, refinamento gráfico, escolha temática e prototipagem de peças adaptadas a diferentes faixas etárias. Os resultados demonstram que o quebra-cabeça atua como instrumento educativo e simbólico, promovendo a aprendizagem significativa e o fortalecimento da identidade regional. |
Abstract: | This article presents the design development of the educational toy “Quebra-Cabeça Rio Tinto e Sua Cultura” (Rio Tinto and Its Culture Puzzle), which is the result of the extension project O Traço Mágico – Year 5. The proposal aims to stimulate children’s cultural belonging and cognitive development by adapting illustrations that represent symbolic elements of the city of Rio Tinto/PB. Based on authors such as Freire (1970), Krucken (2009), Vygotsky (1998), Piaget (1971) and Kishimoto (1995), the work combines design, critical pedagogy and territorial identity to create a playful-pedagogical artifact that connects children to their local culture. The methodological process involved research, graphic refinement, thematic selection and prototyping of pieces adapted to different age groups. The results demonstrate that the puzzle acts as an educational and symbolic instrument, promoting meaningful learning and strengthening regional identity. |
Palavras-chave: | Design e Território Identidade Cultural Brinquedo Pedagógico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Design |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35657 |
Data do documento: | 22-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ÂngeloAugustode SouzaPinheiro_TCC.pdf | TCC | 44,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ÂngeloAugustode SouzaPinheiro_TERMO.pdf | TERMO | 295,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons