Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35657
Tipo: TCC
Título: Rio Tinto e sua cultura : quebra-cabeça como ferramenta de pertencimento regional
Autor(es): Pinheiro, Ângelo Augusto de Souza
Primeiro Orientador: Silva, Washington Ferreira
Resumo: O artigo apresenta o desenvolvimento projetual do brinquedo educativo “Quebra-Cabeça Rio Tinto e Sua Cultura”, fruto do desdobramento do projeto de extensão O Traço Mágico – Ano 5. A proposta visa estimular o pertencimento cultural e o desenvolvimento cognitivo infantil a partir da adaptação de ilustrações que representam elementos simbólicos da cidade de Rio Tinto/PB. Fundamentado em autores como Freire (1970), Krucken (2009), Vygotsky (1998), Piaget (1971) e Kishimoto (1995), o trabalho articula design, pedagogia crítica e identidade territorial para criar um artefato lúdico-pedagógico que conecta as crianças à sua cultura local. O processo metodológico envolveu pesquisa, refinamento gráfico, escolha temática e prototipagem de peças adaptadas a diferentes faixas etárias. Os resultados demonstram que o quebra-cabeça atua como instrumento educativo e simbólico, promovendo a aprendizagem significativa e o fortalecimento da identidade regional.
Abstract: This article presents the design development of the educational toy “Quebra-Cabeça Rio Tinto e Sua Cultura” (Rio Tinto and Its Culture Puzzle), which is the result of the extension project O Traço Mágico – Year 5. The proposal aims to stimulate children’s cultural belonging and cognitive development by adapting illustrations that represent symbolic elements of the city of Rio Tinto/PB. Based on authors such as Freire (1970), Krucken (2009), Vygotsky (1998), Piaget (1971) and Kishimoto (1995), the work combines design, critical pedagogy and territorial identity to create a playful-pedagogical artifact that connects children to their local culture. The methodological process involved research, graphic refinement, thematic selection and prototyping of pieces adapted to different age groups. The results demonstrate that the puzzle acts as an educational and symbolic instrument, promoting meaningful learning and strengthening regional identity.
Palavras-chave: Design e Território
Identidade Cultural
Brinquedo Pedagógico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Design
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35657
Data do documento: 22-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÂngeloAugustode SouzaPinheiro_TCC.pdfTCC44,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ÂngeloAugustode SouzaPinheiro_TERMO.pdfTERMO295,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons