Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35659
Tipo: TCC
Título: Ana e Vivi : uma cartilha ilustrada para a conscientização sobre o autismo em crianças
Autor(es): Sousa, Wanessa Regina Guedes de
Primeiro Orientador: Silva, Óthon César Vasconcelos
Resumo: Este trabalho teve como objetivo projetar uma cartilha educativa ilustrada com temática sobre autismo em crianças, direcionada para o ambiente escolar, incluindo crianças, pais e também os profissionais da educação. Para isto foi elaborada uma metodologia adaptada a partir do trabalho de dois autores, Bruno Munari (1981) e Aline Haluch (2013), que mescla etapas de desenvolvimento de produto nas áreas de Design Gráfico e Design Editorial, assim, a partir dessa adaptação, o desenvolvimento deste projeto foi dividido em Etapa 1, Etapa 2, Etapa 3 e Etapa 4. O produto final teve um resultado favorável em relação ao que foi planejado para a história, os personagens, e sua aparência no geral, a questão da diagramação, com os efeitos de aquarela presentes em todas as páginas e também nas ilustrações, além de trazer uma página interativa para que seu público possa usufruir desse material da melhor forma. Por fim, pode-se dizer que o projeto se desenvolveu conforme o esperado, cumprindo com as expectativas de criar uma cartilha ilustrada sobre o autismo em crianças, além de que no geral, foi possível produzir um tipo de material educativo que mescla áreas como design gráfico e editorial, possibilitando adaptar todos os elementos necessários de uma maneira proveitosa para auxiliar em sua execução, e consequentemente na sua finalização.
Abstract: This work aimed to design an illustrated educational booklet with a theme about autism in children, directed to the school environment, including children, parents and also education professionals. For this, a methodology adapted from the work of two authors, Bruno Munari (1981) and Aline Haluch (2013), was elaborated, which mixes product development stages in the areas of Graphic Design and Editorial Design, thus, from this adaptation, the development of this project was divided into Stage 1, Stage 2, Stage 3 and Stage 4. The final product had a favorable result in relation to what was planned for the story, the characters, and its appearance in general, the issue of layout, with the watercolor effects present on all pages and also in the illustrations, in addition to bringing an interactive page so that its audience can enjoy this material in the best way. Finally, it can be said that the project developed as expected, fulfilling the expectations of creating an illustrated booklet on autism in children, in addition to the fact that in general, it was possible to produce a type of educational material that mixes areas such as graphic and editorial design, making it possible to adapt all the necessary elements in a useful way to assist in its execution, and consequently in its completion.
Palavras-chave: Design Gráfico
Design Editorial
Autismo
Crianças
Cartilha Educativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Design
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35659
Data do documento: 23-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WanessaReginaGuedesdeSousa_TCC.pdfTCC9,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
WanessaReginaGuedesdeSousa_TERMO.pdfTERMO436,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons