Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35663
Tipo: TCC
Título: Guarabira estampada: o design de superfícies como ferramenta de valorização cultural
Autor(es): Silva, Gleydson Ayslan Fernandes da
Primeiro Orientador: Torres, Myrla Lopes
Resumo: Este trabalho apresenta a concepção de uma coleção gráfica para a aplicação em superfícies diversas, promovendo a valorização da identidade cultural da cidade de Guarabira-PB. O principal objetivo é utilizar o design de superfícies como ferramenta de valorização cultural, valendo-se da inspiração em Arte naïf para a composição dos designs desenvolvidos. A proposta homenageia locais e símbolos importantes para a cultura Guarabirense, trazendo formas, cores e elementos extraídos diretamente destas inspirações e traduzidos em designs de superfícies. A partir da metodologia Design Thinking, foram seguidas as etapas de Imersão, Análise e Síntese, Ideação e Prototipação. A pesquisa envolveu estudos bibliográficos e observações de campo, gerando registros visuais que nortearam a criação dos designs. A partir das imagens, formas e elementos visuais foram extraídos e vetorizados, inspirando-se em características encontradas na Arte naïf para a sua concepção. A coleção gráfica foi aplicada em mockups, permitindo avaliar sua viabilidade estética e comercial.
Abstract: This study presents the development of a graphic collection intended for application on various surfaces, aiming to promote and enhance the cultural identity of the city of Guarabira, Paraíba, Brazil. The main objective is to employ surface design as a tool for cultural appreciation, drawing inspiration from Naïve Art to compose the developed designs. The project pays tribute to places and symbols that are significant to Guarabiran culture, incorporating shapes, colors, and elements directly drawn from these inspirations and translated into surface designs. Based on the Design Thinking methodology, the process followed the stages of Immersion, Analysis and Synthesis, Ideation, and Prototyping. The research included bibliographic studies and field observations, which generated visual records that guided the creation of the designs. From these images, shapes and visual elements were extracted and vectorized, inspired by characteristics found in Naïve Art. The graphic collection was applied to mockups to assess its aesthetic and commercial viability.
Palavras-chave: Design de superfícies
Identidade Cultural
Guarabira
Arte naïf
Design Thinking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Design
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35663
Data do documento: 16-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GleydsonAyslanFernandesdaSilva_TCC.pdfTCC5,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GleydsonAyslanFernandesdaSilva_TERMO.pdfTERMO240,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons