Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35670
Tipo: TCC
Título: Percepções e intencionalidades no design emocional: uma avaliação do ambiente "Viva, Ceça!" na mostra CASACOR PE 2024
Autor(es): Ferreira, Joyce Kelly Alves
Primeiro Orientador: Silva, Washington Ferreira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre design emocional e ambientes projetados, a partir do estudo de caso do ambiente “Viva, Ceça!”, exposto na CASACOR Pernambuco 2024. O espaço escolhido, um quarto infantil com brinquedoteca, foi inspirado no resgate da infância e na valorização de referências sensoriais e culturais ligadas ao Morro da Conceição, em Recife. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e descritiva, com procedimentos de pesquisa bibliográfica, documentação visual, entrevistas semiestruturadas com visitantes e projetistas, e aplicação do Modelo para Análise do Design Emocional (MADE), proposto por Silva (2019), revelou convergências e distinções pontuais entre os níveis de intenção e percepção. Conclui-se que o design emocional, quando aliado à cultura local e à memória afetiva, possui potencial significativo para gerar experiências sensoriais, simbólicas e afetivas, tornando-se uma ferramenta estratégica no campo do design de interiores.
Abstract: This study aims to analyze the relationship between emotional design and designed environments, based on a case study of the “Viva, Ceça!” space, exhibited at CASACOR Pernambuco 2024. The selected environment, a children's bedroom with a playroom, was inspired by the recovery of childhood experiences and the appreciation of sensory and cultural references linked to the Morro da Conceição, in Recife. The research adopted a qualitative and descriptive approach, using bibliographic research, visual documentation, semi- structured interviews with visitors and designers, and the application of the Emotional Design Analysis Model (MADE). The comparative analysis between design intent and user perception revealed significant convergences and specific distinctions across the analyzed levels. It is concluded that emotional design, when combined with local culture and affective memory, has significant potential to generate sensory, symbolic, and emotional experiences, establishing itself as a strategic tool in the field of interior design.
Palavras-chave: design emocional
design de interiores
estímulos sensoriais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Design
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35670
Data do documento: 22-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoyceKellyAlvesFerreira_TCC.pdfTCC3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoyceKellyAlvesFerreiraTERMO.pdfTERMO179,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons