Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35677
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Inteligência artificial no contexto universitário: uma análise da percepção dos discentes de contabilidade da UFPB
Autor(es): Freitas, Rian Gabriel de
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do Bacharelado de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a Inteligência Artificial ao longo de sua formação acadêmica. Por intermédio de um formulário eletrônico, procedeu-se à coleta de dados junto a uma amostra de 141 indivíduos, selecionados mediante um método de amostragem não probabilística por conveniência. Ademais, a pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, analisando os resultados mediante análise estatística descritiva, com apresentação dos resultados em gráficos de barras e tabelas de frequências absolutas e relativas. Os resultados evidenciam uma ampla familiaridade com essa tecnologia, especialmente na realização de pesquisas, desenvolvimento de ideias, apoio na redação de textos e resolução de dúvidas didáticas. Os participantes destacaram benefícios como a personalização do aprendizado, o acesso facilitado à informação e a otimização de tarefas repetitivas, mas também demonstraram receios quanto à dependência excessiva da tecnologia, ao enfraquecimento do pensamento crítico, aos riscos éticos e às desigualdades no acesso à infraestrutura. A maioria dos estudantes defende sua inclusão nos currículos do curso, seja de forma obrigatória ou complementar, e admitem a importância de formação específica sobre o uso ético da IA. Além disso, a percepção predominante é de que ela contribui positivamente para a formação de contadores mais aptos e preparados para os desafios de um mercado cada vez mais digitalizado. Conclui-se que a adoção consciente, planejada e ética da IA no ensino contábil é fundamental para promover uma formação inovadora, inclusiva e alinhada às demandas modernas da profissão contábil, requisitando esforços institucionais em infraestrutura, preparo docente e reavaliação dos componentes curriculares.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Inteligência Artificial
Educação Superior
Ciências Contábeis
Formação Profissional
Discentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35677
Data do documento: 8-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RianGabrieldeFreitas_ARTIGO.pdfARTIGO459,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RianGabrieldeFreitas_TERMO.pdfTERMO188,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons