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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35677
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Inteligência artificial no contexto universitário: uma análise da percepção dos discentes de contabilidade da UFPB |
Autor(es): | Freitas, Rian Gabriel de |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do Bacharelado de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a Inteligência Artificial ao longo de sua formação acadêmica. Por intermédio de um formulário eletrônico, procedeu-se à coleta de dados junto a uma amostra de 141 indivíduos, selecionados mediante um método de amostragem não probabilística por conveniência. Ademais, a pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, analisando os resultados mediante análise estatística descritiva, com apresentação dos resultados em gráficos de barras e tabelas de frequências absolutas e relativas. Os resultados evidenciam uma ampla familiaridade com essa tecnologia, especialmente na realização de pesquisas, desenvolvimento de ideias, apoio na redação de textos e resolução de dúvidas didáticas. Os participantes destacaram benefícios como a personalização do aprendizado, o acesso facilitado à informação e a otimização de tarefas repetitivas, mas também demonstraram receios quanto à dependência excessiva da tecnologia, ao enfraquecimento do pensamento crítico, aos riscos éticos e às desigualdades no acesso à infraestrutura. A maioria dos estudantes defende sua inclusão nos currículos do curso, seja de forma obrigatória ou complementar, e admitem a importância de formação específica sobre o uso ético da IA. Além disso, a percepção predominante é de que ela contribui positivamente para a formação de contadores mais aptos e preparados para os desafios de um mercado cada vez mais digitalizado. Conclui-se que a adoção consciente, planejada e ética da IA no ensino contábil é fundamental para promover uma formação inovadora, inclusiva e alinhada às demandas modernas da profissão contábil, requisitando esforços institucionais em infraestrutura, preparo docente e reavaliação dos componentes curriculares. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Inteligência Artificial Educação Superior Ciências Contábeis Formação Profissional Discentes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35677 |
Data do documento: | 8-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
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