Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Rafaella Monique Correia de-
dc.date.accessioned2025-09-10T20:00:47Z-
dc.date.available2025-04-19-
dc.date.available2025-09-10T20:00:47Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35715-
dc.description.abstractThe whispers and noises that permeated women's roles in History for so long were overcome by the cries of resistance that did not ask for permission—they tore through the fabric of a history that was male-dominated, yet populated by complex, resilient, and in no way fragile characters – figures who defied silence. Thus, the field of Women's History and Gender Relations research has demonstrated its importance and necessity, increasingly expanding its studies and academic reach. This work proposes, within that perspective, to analyze women's participation in two themes present in historical studies: the ideal of womanhood in Colonial Brazil (16th–19th centuries) and the Second Wave of feminism (1960s). These two themes will be discussed through a dialogue with literature in the teaching of history. The literary work used is The Handmaid’s Tale by Margaret Atwood, which depicts a radically hierarchical society in which women no longer have rights and (barely) survive in subordination to men. Although fictional, the work allows for reflection on similar situations experienced by women in Brazilian society. Literature, therefore, becomes a powerful tool—it provokes, touches, sensitizes, and fosters critical thinking in history lectures. In the teaching of history, this discussion is progressing, with teachers and researchers promoting the inclusion of women as agents of the historical process. We propose the development of didactic sequences (DS) on the themes, using literature as a teaching resource. The DS are created and implemented based on Peter Lee’s (2006) concept of historical literacy. The pedagogical proposal involves analyzing the implementation of the DS through school ethnography, focusing on participant observation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-10T20:00:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RafaellaMoniqueCorreiaDeSouza_Dissert.pdf: 4055791 bytes, checksum: 85014f4c98c33573d4c0f5da32b42c27 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-10T20:00:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RafaellaMoniqueCorreiaDeSouza_Dissert.pdf: 4055791 bytes, checksum: 85014f4c98c33573d4c0f5da32b42c27 (MD5) Previous issue date: 2025-02-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectBrazilian Historypt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.titleMeu nome não é Offred : enlaces e representações femininas entre a História e a Literatura em O Conto da Aiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Maior Júnior, Paulo Roberto Souto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8913702639406017pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7460236007082238pt_BR
dc.description.resumoOs sussurros e ruídos que permearam por muito tempo as relações das mulheres na História foram vencidos pelos gritos de resistência que não pediram passagem, rasgaram a tessitura de uma História que se fazia masculina, mas que estava repleta de personagens complexas, fortes, nada frágeis; personagens essas que se recusaram a calar-se. Assim, o campo de pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero tem demonstrado sua importância e necessidade, ampliando cada vez mais seus estudos e atuação. O presente trabalho propõe, dentro dessa perspectiva, analisar a participação das mulheres em dois temas presentes nos estudos de História: o ideial de mulher no Brasil Colonial (XVI-XIX) e a Segunda Onda do feminismo (1960). Esses dois temas serão discutidos recorrendo a um diálogo com a literatura no ensino de História. A obra literária utilizada é O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale), de Margaret Atwood, que apresenta uma sociedade radicalmente hierarquizada, onde as mulheres já não possuem mais direitos e (sobre)vivem subalternamente aos homens. Ainda que ficcional, a obra permite refletir situações semelhantes vividas pelas mulheres na sociedade brasileira. Portanto, inspira-se no fato de que a literatura arranha, toca, sensibiliza e permite construir reflexões nas aulas de História. No ensino de História, vemos avançar essa discussão com professores/as e pesquisadores/as promovendo a inclusão das mulheres como agentes do processo histórico. Propomos a produção de sequências didáticas (SD) sobre os temas, utilizando a literatura como recurso didático. As SD são criadas e executadas tomando como referência o conceito de literacia histórica, de Peter Lee (2006). A proposta pedagógica é a análise das aplicações das SD a partir da etnografia escolar, com foco na observação participante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaellaMoniqueCorreiaDeSouza_Dissert.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons