Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35730
Tipo: TCC
Título: O exercício da observação no programa residência pedagógica: contribuições à formação docente
Autor(es): Araújo, Marciele Francisco de
Primeiro Orientador: Lima, Fernanda Barboza de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da prática de observação de aulas como instrumento formativo no Programa Residência Pedagógica (PRP), avaliando como os residentes refletem sobre as questões que perpassam o acontecimento aula. Essa pesquisa se justifica pela importância da observação como método que fornece feedbacks para o professor em formação, ajudando-o a identificar as habilidades docentes envolvidas no processo. Metodologicamente, trata-se de pesquisa documental, que utilizou como procedimento a pesquisa bibliográfica. Com relação à pesquisa bibliográfica, consultamos obras como, Pimenta e Lima (2006), Pimenta (1999), Freire (1996), Tardif (2001, 2014), Antunes (2003), Geraldi (1984), Oliveira (2010), entre outros, além de documentos orientadores do ensino de Língua Portuguesa, como os PCN (1998) e a BNCC (2018), para discutirmos sobre formação do professor. Com relação à pesquisa documental, consultamos 40 relatórios e 17 relatos de experiência produzidos pelos residentes do núcleo de Letras - Língua portuguesa do campus IV da UFPB, na edição de 2022 do PRP. Desses, selecionamos 17 relatórios e 2 relatos de experiência como corpus da pesquisa. A partir da análise dos dados, pudemos constatar a importância das práticas de observação no Residência Pedagógica, e refletirmos sobre algumas questões relacionadas ao ensino público, como por exemplo, a ainda persistente insuficiência de atividades de escrita de gêneros diversificados no ensino médio. Da mesma forma, foi destacada a importância de um relacionamento respeitoso entre professor e aluno como componente essencial para o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This study aims to discuss the importance of classroom observation as a training tool in the Pedagogical Residency Program (PRP), evaluating how residents reflect on the issues that permeate the classroom. This research is justified by the importance of observation as a method that provides feedback to teachers in training, helping them to identify the teaching skills involved in the process. Methodologically, this is documentary research, which used bibliographic research as a procedure. Regarding bibliographic research, we consulted works such as Pimenta and Lima (2006), Pimenta (1999), Freire (1996), Tardif (2001, 2014), Antunes (2003), Geraldi (1984), Oliveira (2010), among others, in addition to guiding documents for the teaching of Portuguese, such as the PCN (1998) and the BNCC (2018), to discuss teacher training. Regarding documentary research, we consulted 40 reports and 17 experience reports produced by residents of the Letters - Portuguese Language core of UFPB campus IV, in the 2022 edition of the PRP. Of these, we selected 17 reports and 2 experience reports as the research corpus.. Based on the data analysis, we were able to confirm the importance of observation practices in the Pedagogical Residency, and reflect on some issues related to public education, such as the still persistent insufficiency of writing activities of diverse genres in high school. Likewise, the importance of a respectful relationship between teacher and student was highlighted as an essential component for the teaching-learning process.
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa
Teoria e Prática
Programa Residência Pedagógica
Observação de aulas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35730
Data do documento: 24-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcieleFranciscodeAraújo_TCC.pdfTCC443,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MarcieleFranciscodeAraújo_TERMO.pdfTERMO283,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons