Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35732
Tipo: TCC
Título: Protagonismo da mulher potiguara: desafios e possibilidades da educação escolar indígena com ensino diferenciado
Autor(es): Silva, Ranielle Barbosa da
Primeiro Orientador: Ferreira, Michele Guerreiro
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar o protagonismo das mulheres Potiguara por meio de suas histórias de lutas, analisar as práticas pedagógicas desencadeadas pelas professoras e apresentar as contribuições que elas deram para a Educação Indígena com o Ensino diferenciado. Metodologicamente, esta pesquisa tem abordagem qualitativa baseada na pesquisa-ação e utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Sobre a pesquisa bibliográfica, baseamo-nos em Bakke (2002), Braga (2021), Gomes (2021), Santos (2021), Pereira (2020). No que diz respeito à pesquisa de campo, frequentamos alguns encontros dos Projetos Narrativas Potiguara e Anama: fortalecendo juventudes indígenas e algumas visitas à escola Pedro Poti. Com relação ao corpus da pesquisa, foram analisados depoimentos de mulheres da etnia Potiguara sobre a educação indígena e ensino diferenciado, transcrições de áudios com as respostas do questionário aplicado. Ao fim desse trabalho, concluímos que o protagonismo dessas mulheres contribuiu significativamente para a valorização da educação indígena com ensino diferenciado. Contudo, diversas ações precisam ser realizadas para além do ambiente escolar.
Abstract: This study aims to identify the protagonism of Potiguara women through their stories of struggle, analyze the pedagogical practices carried out by female teachers, and present their contributions to Indigenous Education with differentiated teaching. Methodologically, this research adopts a qualitative approach based on action research and employed bibliographic and field research as its procedures. For the bibliographic research, we relied on Bakke (2002), Braga (2021), Gomes (2021), Santos (2021), and Pereira (2020). Regarding the field research, we attended several meetings of the Potiguara Narratives and Anama: Strengthening Indigenous Youth projects, as well as made some visits to Pedro Poti School. As for the research corpus, we analyzed testimonies of Potiguara women about Indigenous education and differentiated teaching, along with transcriptions of audio recordings containing the answers to the applied questionnaire. In conclusion, we found that the protagonism of these women contributed significantly to the appreciation of Indigenous education with differentiated teaching. However, many actions still need to be carried out beyond the school environment.
Palavras-chave: Educação Indígena
Ensino Diferenciado e Específico
Mulher Potiguara
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35732
Data do documento: 22-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RanielleBarbozadaSilva_TCC.pdfTCC1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RanielleBarbozadaSilva_TERMO.pdfTERMO126,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons