Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35733
Tipo: | TCC |
Título: | Representações de perseguição e assédio em as metamorfoses, e preciosidade de Clarice |
Autor(es): | Araújo, Victória Cristina Fernandes De |
Primeiro Orientador: | Dantas, Michelle Bianca Santos |
Resumo: | O letramento literário é uma prática que não se desenvolve apenas na leitura de textos, mas sim, na formação de leitores capazes de compreender, interpretar e refletir sobre as obras. Por isso, a importância em promover essas habilidades, pensando na formação crítica e cidadã do discente, buscando abordagens que despertem o interesse e aproximem o leitor do texto, expandindo o seu repertorio cultural. Tendo como base a sequência básica estabelecida por Cosson (2009), no que diz respeito ao processo de letramento literário, destacamos as seguintes etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. A obra Preciosidade e o mito de Dafne são narrativas que falam sobre assédio, perseguição, abuso de poder, esteriótipos femininos e a posição da mulher na sociedade. Embora sejam produções distintas, no quesito nacionalidade, época e autores, ambas parecem denunciar algo em comum, apesar de suas particularidades. Desse modo, o presente estudo pretende apresentar uma proposta de letramento literário para o Ensino Médio, apoiando-se nas contribuições da BNCC e nas fundamentações teóricas de Candido (1995), Rouxel (2012), Todorov (2020), entre outros. A abordagem metodológica que rege esse estudo é a bibliográfica, que consiste na pesquisa baseada em obras já existentes. Consideramos que a nossa análise das obras permite estabelecer relação entre as narrativas, pontuando as personagens e as transformações pelas quais passaram diante das importunações que sofreram, e evidenciando o impacto desses acontecimentos, na alteração da forma como a vítima passa a se perceber, e se comportar no mundo. Pensando na formação crítica e cidadã dos jovens, esse estudo defende a importância de trabalhar com temas que envolvem os problemas sociais, com a finalidade de causar reflexão e empatia, para assim, desenvolver a consciência crítica e cidadã. |
Abstract: | The literary literacy is a practice that is not developed only through the reading of texts, but rather through the formation of readers capable of understanding, interpreting, and reflecting on literary works. Therefore, it is important to promote these skills with a view to the critical and civic formation of students, seeking approaches that awaken interest and bring the reader closer with the text, expanding their cultural repertoire. Based on the basic sequence established by Cosson (2009), regarding the process of literary literacy, we highlight the following stages: motivation, introduction, reading, and interpretation. The works “Preciosidade” and “Dafne” are narratives that address harassment, persecution, abuse of power, female stereotypes, and the position of women in society. Although they are distinct in terms of nationality, time period, and authorship, both seem to denounce something in common, despite their particularities. Thus, this study aims to promote a proposal for literary literacy for high school, supported by the contributions of the BNCC and the theoretical foundations of Candido (1995), Rouxel (2012), Todorov (2020), among others. The methodological approach guiding this study is bibliographic, consisting of research based on existing works. We consider that our analysis of the works makes it possible to establish relationships between the narratives, highlighting the characters and the transformations they went in the face of the harassment they suffered, and showing the impact of these events on the way the victims begin to perceive themselves and behave in the world. With a focus on the critical and ethical formation of young people, this study seeks to demonstrate the importance of working with themes that involve social issues, in order to promote reflection and empathy, thereby developing critical and civic consciousness. |
Palavras-chave: | ensino de literatura letramento literário literatura clássica literatura brasileira |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35733 |
Data do documento: | 22-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VictóriaCristinaFernandesdeAraujo_TCC.pdf | TCC | 784,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
VictóriaCristinaFernandesdeAraújo_TERMO.pdf | TERMO | 224,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons