Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3574
Tipo: TCC
Título: Escola e família: uma aproximação necessária
Autor(es): Bastos, Crislaine Martins
Primeiro Orientador: Souza, Karla Lucena de
Resumo: Este estudo tem como tema: Escola e Família: uma aproximação necessária, cuja pesquisa objetivou trabalhar tendo como foco Investigar como se dá o engajamento do núcleo familiar na escola e sua influencia no processo ensino- aprendizagem da criança na educação infantil. Para tanto se deu o suporte com os objetivos específicos traçados no sentido de Resgatar como a Educação Infantil surge na historia, Compreender a relação família-escola no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil; Identificar como a relação família- escola pode contribuir para a construção da identidade, da autonomia e da cidadania da criança na Educação Infantil; Refletir como a relação família- escola interfere no processo ensino-aprendizagem da criança na Educação Infantil. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo tendo como respaldo pesquisa bibliográfica relativa ao tema, de cunho exploratório e de abordagem qualitativa que teve como instrumento de coleta um questionário realizado com seis professoras do município de Lucena-PB. Deste modo, a pesquisa tem como resultado uma busca para configurar um entendimento real dentro do contexto escolar na perspectiva das professoras enfocando assim suas vivencias dentro da relação família-escola.
Abstract: This study has as its theme : School and Family : a necessary approach, whose research work aimed at focusing investigate how is the nuclear family engagement in school and their influence on teaching and learning of children in early childhood education process. For that we gave support with specific goals set towards Rescuing Childhood Education emerges as the story, understand the family-school relationship in the teaching learning process in kindergarten; Identify how family-school relationship can contribute to the construction of identity, autonomy and citizenship of the child in kindergarten; reflect how the family - school relationship interferes with the teaching-learning process of the child in kindergarten. The study was developed from a field research backing it up with research literature on the topic of exploratory and qualitative approach to data collection instrument was to a questionnaire conducted with six teachers in the municipality of Lucian -PB . Thus, the research has resulted in a quest to set up a real understanding within the school context from the perspective of teachers so focusing their livings within the family-school relationship.
Palavras-chave: Família - escola
Escola
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3574
Data do documento: Jul-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMB22072014.pdf669,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.