Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35746
Tipo: | TCC |
Título: | Formação docente de licenciados em letras espanhol na educação a distância: reflexões em artigos científicos |
Autor(es): | Lima, Veronica de Fatima Pereira |
Primeiro Orientador: | Laureano, Elaine Reis |
Resumo: | No presente trabalho, tem-se como objetivo geral compreender como se tem dado a formação docente de licenciados em Letras Espanhol na educação a distância (EaD), a partir de reflexões presentes em artigos científicos. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com tipo bibliográfico e descritivo com foco em artigos científicos encontrados no Portal de Periódicos da CAPES. No referencial teórico, discutiu-se acerca da importância da formação docente para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade em sala de aula e a Educação a Distância, a partir de autores como Alves (1994), Abreu (2008) e Magalhães (2011) e Machado (2008). Posteriormente, evidenciou-se o lugar da língua espanhola no Brasil, a partir de considerações históricas, legais e tecnológicas. Os resultados da pesquisa evidenciaram a grande relevância da formação docente na EaD, particularmente, nos cursos de Letras Espanhol, apresentando inúmeras possibilidades de práticas inovadoras, contextualizadas e comprometidas com a formação de futuros professores de espanhol. Sendo assim, conclui-se que há boas perspectivas para a formação docente dos licenciados em Letras Espanhol, bem como em outros cursos na EaD, desde que os professores formadores e estudantes busquem se engajar e explorar as vantagens que a EaD pode oferecer para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e de qualidade. |
Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo comprender cómo se ha llevado a cabo la formación docente de licenciados en Lenguas Españolas en educación a distancia, a partir de reflexiones presentes en artículos científicos. Se trata de una investigación con abordaje cualitativo, de tipo bibliográfico y descriptivo con foco en artículos científicos encontrados en el Portal de Periódicos de CAPES. En el marco teórico se discutió la importancia de la formación docente para el desarrollo de un trabajo de calidad en el aula y en la Educación a Distancia, con base en autores como Alves (1994), Abreu (2008) y Magalhães (2011) y Machado (2008). Posteriormente, se destacó el lugar de la lengua española en Brasil, con base en consideraciones históricas, jurídicas y tecnológicas. Los resultados de la investigación destacaron la gran relevancia de la formación del profesorado en la educación a distancia, particularmente en los cursos de Lengua Española, presentando innumerables posibilidades para prácticas innovadoras y contextualizadas comprometidas con la formación de futuros profesores de español. Por tanto, se concluye que existen buenas perspectivas para la formación del profesorado de licenciados en Literatura Española, así como al igual que en otras carreras a distancia, siempre y cuando los docentes y estudiantes en formación busquen involucrarse y explorar las ventajas que la educación a distancia puede ofrecer para el desarrollo de aprendizajes significativos y de calidad. |
Palavras-chave: | Formação docente EaD Licenciatura em língua espanhola |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35746 |
Data do documento: | 18-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VerônicadeFátimaPereiraLima_TERMO.pdf | TERMO | 195,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
VerônicadeFátimaPereiraLima_TCC.pdf | TCC | 612,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons