Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35759
Tipo: | TCC |
Título: | Educação sexual na escola pública: função pedagógica da gestão escolar |
Autor(es): | Silva, Maria Emília Santos da |
Primeiro Orientador: | Alcantara, Marcos Angelus Miranda de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar como a gestão democrática pode contribuir para a implementação da educação sexual nas escolas públicas, considerando os desafios estruturais, culturais e pedagógicos envolvidos. A pesquisa parte do problema da ausência de práticas efetivas de educação sexual, apesar das diretrizes legais e da consciência sobre sua importância. Fundamentado em autores como Gomes (2020), Mattos (2011) e na legislação educacional (BNCC, ECA), o estudo destaca a educação sexual como direito dos estudantes e estratégia de prevenção às violências e construção da cidadania. Metodologicamente, adota abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada aplicada a uma gestora escolar e análise de conteúdo baseada em Bardin (2011). Os resultados demonstram que, embora a gestão reconheça a relevância do tema, faltam políticas institucionais, formação docente e recursos didáticos. As discussões apontam que resistências culturais e ausência de apoio dificultam a prática. Conclui-se que a gestão democrática, aliada à formação continuada e à participação da comunidade escolar, é essencial para efetivar uma educação sexual crítica, inclusiva e humanizada. |
Abstract: | This work aims to analyze how democratic management can contribute to the implementation of sex education in public schools, considering the structural, cultural, and pedagogical challenges involved. The research stems from the problem of the absence of effective sex education practices, despite legal guidelines and awareness of its importance. Based on authors such as Gomes (2020), Mattos (2011), and educational legislation (BNCC, ECA), the study highlights sex education as a right of students and a strategy for violence prevention and citizenship building. Methodologically, it adopts a qualitative approach, with a semi-structured interview conducted with a school manager and content analysis based on Bardin (2011). The results show that, although management recognizes the relevance of the topic, there is a lack of institutional policies, teacher training, and didactic resources. The discussions indicate that cultural resistance and lack of support hinder practice. It is concluded that democratic management, combined with continuous training and the participation of the school community, is essential to achieve a critical, inclusive, and humanized sex education. |
Palavras-chave: | Gestão democrática Gestão escolar Educação sexual |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35759 |
Data do documento: | 7-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MESS16092025.pdf | 501,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons