Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35785
Tipo: TCC
Título: Análise crítica da abordagem dos fungos em livros didáticos de uma escola pública da paraíba
Autor(es): Sousa, Estefany Antônia Morais Moura de
Primeiro Orientador: Zárate, Eliete Lima de Paula
Resumo: O livro didático constitui uma ferramenta essencial no ambiente escolar, que em muitos casos é o único material usado como fonte de informação, conhecimento e orientação para leituras, textos complementares e exercícios. O grupo dos Fungos representa uma relevância, devido a sua diversidade e as diversas funções que representam na natureza, desde como seres decompositores até a sua utilização com potencial medicinal e na alimentação. Com o objetivo de analisar a presença dos temas sobre os grupos de fungos em materiais didáticos, foi realizada uma análise descritiva e interpretativa dos capítulos que tratam de questões sobre esses organismos em um livro didático utilizado no ensino médio de uma escola pública de João Pessoa, Paraíba. Os resultados mostram que a maioria dos temas sobre os fungos é apresentada de forma superficial, restringindo-se a definições, explicações e ilustrações variadas. Embora o texto seja claro e bemorganizado, oferece pouco suporte teórico para promover mudanças comportamentais ou fomentar um conhecimento maior sobre a diversidade e a importância dos representantes de fungos encontrados na natureza e na rotina das pessoas. Dessa forma, o livro atua mais como um compilado de informações do que como um guia efetivo de conhecimento, e com esta perspectiva é lançado ao final deste trabalho um item de sugestões de possíveis atividades para melhorar a temática sobre os conteúdos de fungos em sala de aula.
Abstract: The didactical book constructs an essential tool in school ambience, which in many cases is the only material used as source of information, knowledge and reading orientation, complimentary texts and exercises. The Fungi group represents a relevance, duo to its diversity and many functions that it represents in nature, be it as decomposers or even its potential medicinal use, or as food. With the objective of analyzing the presence of themes themes on the Fungi groups in didactical materials, a descriptive and interpretive analysis has been made from the chapters that deal in the metter about these organisms in a didactical book utilized in public high schools of João Pessoa, Paraiba Brazil. The results show that most if the themes about the fungi are presented in superficial manner, restricting itself for definitions, explanations and various illustrations. Although the texts are clear and well organized, one can conclude that if offers little theorical support for promoting behavioral change or to fortify a broader knowledge about the diversity and importance of the representatives of the fungi found in the wild and in people’s everyday lives. In that way, the book acts more like a compiled of information rather than a effective guide of knowledge, and with that perspective is proposed in the end of this work an item of suggestions of possible activities for improvement of the theme about the content of fungi’s in the classroom.
Palavras-chave: Livro didático - Ensino médio
Grupos dos fungos
Análise crítica
Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35785
Data do documento: 2-Jul-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAMMS17092025.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.