Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35796
Tipo: TCC
Título: A etnobotânica no ensino e na formação de professores: contribuições para os cursos de licenciatura
Autor(es): Lacerda, Izabel Cristina de Araujo
Primeiro Orientador: Zárate, Eliete Lima de Paula
Resumo: Este trabalho intitulado “Etnobotânica nas pesquisas acadêmicas no campo de ensino, especialmente nos Cursos de Licenciatura”, tem como objetivo analisar esta temática por meio de uma pesquisa qualitativa, com base em revisão bibliográfica, buscando compreender a importante dessa área de conhecimento e o seu alcance nos cursos de Licenciatura. A Etnobotânica ao integrar saberes tradicionais e científicos, contribui significativamente para a valorização da biodiversidade, o reconhecimento de saberes populares e a promoção de uma educação ambiental crítica e contextualizada. A metodologia consistiu na revisão de estudos e de pesquisas acadêmicas disponíveis em sites e revistas científicas, apresenta e abordam a etnobotânica, vem sendo trabalhado nos cursos de formação de professores. O estudo destacar o potencial pedagógico dessa abordagem para a produção de materiais didáticos que favorecem a articulação entre o conhecimento local e o currículo escolar, fortalecendo o ensino interdisciplinar e a aproximação entre escola e comunidade. Reforça-se assim a importância de ampliar o debate sobre a inclusão da etnobotânica na formação inicial de professores, propondo caminhos para as novas investigações e práticas educativas mais integradoras e sustentáveis.
Abstract: This paper, titled "Ethnobotany in Academic Research in the Field of Education, Especially in Undergraduate Courses," aims to analyze this topic through qualitative research based on a literature review, seeking to understand the importance of this area of knowledge and its scope in undergraduate programs. By integrating traditional and scientific knowledge, ethnobotany contributes significantly to the appreciation of biodiversity, the recognition of popular knowledge, and the promotion of critical and contextualized environmental education. The methodology consisted of a review of studies and academic research available on websites and scientific journals that present and address ethnobotany, which has been used in teacher training courses. The study highlights the pedagogical potential of this approach for the production of teaching materials that foster the connection between local knowledge and the school curriculum, strengthening interdisciplinary teaching and bringing schools and communities closer together. This reinforces the importance of expanding the debate on the inclusion of ethnobotany in initial teacher training, proposing paths for new research and more integrative and sustainable educational practices.
Palavras-chave: Etnobotânica
Formação de professores
Educação contextualizada
Saberes tradicionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35796
Data do documento: 2-Jul-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICAL17092025.pdf258,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.