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Tipo: TCC
Título: A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino de ciências e biologia ...
Autor(es): Pereira, Maria das Graças da Conceição
Primeiro Orientador: Matias, Aluska da Silva
Resumo: A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Ciências é fundamental para garantir uma educação que promova a emancipação e atuação desses indivíduos frente a sociedade. A abordagem educativa para este público deve garantir o respeito, as necessidades e potencialidades de cada aluno. Embora o Brasil tenha avançado nas últimas décadas garantindo a inclusão e permanências desses estudantes na educação regular em escolas de educação básica, através da aprovação de dispositivos legais e promoção de políticas públicas, muitos são os desafios a serem transpostos nesse cenário. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo identificar se professores de ciências e biologia atuantes na cidade de Ibiara-PB, têm conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista e capacitação pertinente para desenvolver atendimento aos educandos com TEA na educação básica. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo. O levantamento de dados foi feito através da análise documental e aplicação de entrevistas com um grupo de professores da educação básica de Ibiara-PB, que têm em suas salas de aula estudantes com TEA. Os resultados mostraram ausência de documentos municipais que estabeleçam diretrizes que conduzam a inclusão desse público nas escolas, bem como faltam políticas públicas capazes de garantir os direitos dos estudantes com TEA. Ao analisar os questionários respondidos por professores foi possível observar uma lacuna na formação desses profissionais. Apesar disso, os professores se demonstraram comprometidos em promover uma educação inclusiva. Dessa forma, evidencia-se, portanto, a importância de pesquisas dessa natureza, pois permitem identificar desafios da educação científica de estudantes com TEA que podem ser transpostos, fortalecendo assim a educação inclusiva.
Abstract: The inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Science education is essential to ensure an education that promotes the emancipation and role of these individuals in society. The educational approach for this population must ensure respect for each student's needs and potential. Although Brazil has made progress in recent decades in ensuring the inclusion and retention of these students in regular education in basic education schools through the approval of legal provisions and the promotion of public policies, there are many challenges to be overcome in this scenario. Therefore, this study aimed to identify whether science and biology teachers working in the city of Ibiara, Paraíba, have knowledge about Autism Spectrum Disorder and the relevant training to provide services to students with ASD in basic education. To this end, a qualitative, exploratory, and descriptive study was conducted. The data collection was conducted through document analysis and interviews with a group of elementary school teachers who have students with ASD in their classrooms. The results revealed a lack of municipal documents establishing guidelines for the inclusion of this population in schools, as well as a lack of public policies capable of guaranteeing the rights of students with ASD. Analyzing the questionnaires completed by teachers, we observed a gap in their training. Despite this, the teachers demonstrated a commitment to promoting inclusive education. Therefore, we conclude that research of this nature is important, as it allows us to identify challenges in the science education of students with ASD that can be overcome, thus strengthening inclusive education.
Palavras-chave: Professor de ciências e biologia
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Educação Inclusiva
Ensino de ciências
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35798
Data do documento: 2-Jul-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

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