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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35813
Tipo: Dissertação
Título: Reforma do Ensino Médio e qualidade da educação na Paraíba : indícios, evidências e tendências
Autor(es): Sena, Anne Karoline Cantalice
Primeiro Orientador: Silva, Marcus Quintanilha da
Resumo: Esta pesquisa se insere em um contexto de reformas, impulsionado pela destituição da Presidenta Dilma Vana Rousseff sem a comprovação de crime de responsabilidade, modificando substancialmente a agenda política macroeconômica e reverberando em um projeto de sociedade distinto dos três governos anteriores. Neste sentido, assume-se que as reformas educacionais são estruturantes para contextualizar este trabalho, sendo entendidas como mudanças estruturais duradouras na política educacional, que dizem respeito à uma concepção de educação, mas, sobretudo, de projeto societário. Assumindo como tema a Reforma do Ensino Médio, a materialização da política – normatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esta etapa da Educação Básica e através das mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/1996 via Lei n. 13.415/2017 – refletiu em normativas estaduais de implantação, como é o caso da Proposta Curricular do Estado da Paraíba para o Ensino Médio (PCEP-EM). Mediante a compreensão de que a qualidade da educação da PCEP-EM pode estar associada à total ou à social, nosso objetivo geral consiste em analisar de que modo a reforma do ensino médio na Paraíba se insere no contexto da qualidade da educação. Os delineamentos metodológicos apoiam-se na descrição do caso paraibano, apresentação do esquema epistemológico e na definição das etapas e universo da pesquisa. O estudo considera o Ensino Médio e, especificamente, a proposta curricular em implementação, como um estudo de caso fundamentado em uma abordagem qualitativa, na análise documental e nos elementos estruturantes do “novo” ensino médio centrados na qualidade total e social. Os resultados revelam indícios, evidências e tendências que evidenciam a instrumentalização da educação, precarização das condições de trabalho docente, responsabilização individual pelo fracasso escolar, ênfase no protagonismo estudantil e no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, fortalecimento de um modelo educacional baseado na meritocracia, alinhando-se à lógica da qualidade total.
Abstract: This research is part of a context of reforms, driven by the dismissal of President Dilma Vana Rousseff without proof of a crime of responsibility, substantially modifying the macroeconomic political agenda and reverberating in a society project distinct from the three previous governments. In this sense, it is assumed that educational reforms are structuring to contextualize this work, being understood as golden structural changes in educational policy, which concern a conception of education, but, above all, a societal project. Assuming Secondary Education Reform as the theme, the materialization of the policy – standardized in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for this stage of Basic Education and through changes in the Law of Guidelines and Bases of National Education n. 9,394/1996 via Law no. 13,415/2017 – reflected in state implementation regulations, as is the case with the Proposta Curricular do Estado da Paraíba para o Ensino Médio (PCEP-EM). Through the understanding that the quality of education at PCEP-EM can be associated with total or social, our general objective is to analyze how secondary education reform in Paraíba fits into the context of quality of education. The methodological outlines are based on the description of the Paraíba case, presentation of the epistemological scheme and the definition of the stages and universe of the research. The study considers high school and, specifically, the curricular proposal being implemented, as a case study based on a qualitative approach, documentary analysis and the structuring elements of the “new” high school centered on total and social quality. The results reveal signs, evidence and trends that highlight the instrumentalization of education, precarious teaching working conditions, individual responsibility for school failure, emphasis on student protagonism and the development of social and emotional skills, strengthening of an educational model based on meritocracy, aligning with the logic of total quality.
Palavras-chave: Política educacional - Paraíba
Ensino médio - Reforma
Qualidade da educação - Paraíba
Educational policy
Secondary education reform
Quality of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35813
Data do documento: 7-Mar-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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