Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3583
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Josemberg Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-05T23:30:52Z | - |
dc.date.available | 2018-02-20 | - |
dc.date.available | 2018-03-05T23:30:52Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3583 | - |
dc.description.abstract | Technologies are increasingly present in people's lives and in this context mobile devices have been gaining prominence in society and consequently in the school environment. Aiming to take advantage of the technological potential of these devices used by students outside the classroom, as well as the importance of adding new technologies to the teaching-learning process, the present research had as main objective to present a study on vectors, using as didactic resource the Geogebra software developed for mobile devices. The study was developed with the students of the discipline of Vetorial Calculus and Analytical Geometry, of the Mathematics Degree course of the Federal University of Paraíba / Campus IV, in Rio Tinto - PB, arising from the students' learning difficulties in Respect to the study of vectors. In order to reach the proposed objective, the methodology used was as far as the technical procedures were the bibliographic research and the case study, as far as the objectives were the exploratory and descriptive research and as far as the approach method was used both qualitative and quantitative research. The sample consisted of twent students and the instruments used in the data collection were an activity performed with the aid of Geogebra in mobile devices and a diagnostic questionnaire, containing eleven closed questions. Regarding the results, it was possible to observe activities made with the use of pencil and paper, that the students still feel difficulties in developing the geometric reasoning of the vectors. By developing the same activities in Geogebra, students were able to bridge the algebraic and geometric treatment. At the end of the research, the students considered that the use of mobile devices in the treatment of vectors facilitated a lot of understanding of these concepts and that this methodology could also be used in other disciplines of the Degree in Mathematics. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-05T23:30:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JOS20022018.pdf: 2338149 bytes, checksum: b04c1bcf7166c26737cd5b058b369d23 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-05T23:30:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JOS20022018.pdf: 2338149 bytes, checksum: b04c1bcf7166c26737cd5b058b369d23 (MD5) Previous issue date: 2017-06-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Vetores | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos Móveis | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Vectors | pt_BR |
dc.subject | Mobile devices | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Teaching | pt_BR |
dc.title | O uso do Geogebra em dispositivos móveis: uma ferramenta prática para o estudo dos vetores | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Claudilene Gomes da | - |
dc.description.resumo | As tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e nesse contexto os dispositivos móveis vêm ganhando grande destaque na sociedade e consequentemente no ambiente escolar. Visando aproveitar o potencial tecnológico destes dispositivos tão utilizados pelos alunos fora da sala de aula, como também a importância em agregar novas tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem, a presente pesquisa teve como principal objetivo apresentar um estudo sobre vetores, utilizando como recurso didático o software matemático Geogebra desenvolvido para dispositivos móveis. O estudo foi desenvolvido com os alunos da disciplina de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV, em Rio Tinto – PB, surgindo a partir das dificuldades de aprendizagem dos alunos no que diz respeito ao estudo dos vetores. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi quanto aos procedimentos técnicos foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, quanto aos objetivos foram a pesquisa exploratória e descritiva e quanto ao método da abordagem foi utilizada tanto a pesquisa qualitativa quanto a quantitativa. A amostra foi composta por vinte alunos e os instrumentos utilizados na coleta de dados foram uma atividade realizada com o auxílio do Geogebra em dispositivos móveis e um questionário diagnóstico, contendo onze questões fechadas. Com relação aos resultados, foi possível observar atividades feitas com o uso de lápis e papel, que os alunos ainda sentem dificuldades em desenvolver o raciocínio geométrico dos vetores. Ao desenvolver as mesmas atividades no Geogebra, os alunos conseguiram fazer a ponte entre o tratamento algébrico e o geométrico. Ao final da pesquisa, os alunos opinaram que o uso de dispositivos móveis no tratamento de vetores facilitou bastante a compreensão destes conceitos e que esta metodologia também poderia ser utilizada em outras disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOS20022018.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons