Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3584
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Batista, Diego Sanches Freire | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-05T23:38:57Z | - |
dc.date.available | 2017-11-27 | - |
dc.date.available | 2018-03-05T23:38:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3584 | - |
dc.description.abstract | This work presents the results of a research carried out with teachers of the state schools located in the city of Mamanguape / PB on curriculum. The research had as general objective to investigate the conceptions of teachers who teach Mathematics in the final years of Elementary School, on what is Curriculum of Mathematics. In the theoretical foundation we bring the discussion about Curriculum, in specific Curriculum of Mathematics using as reference Sacristán (2000); Lopes and Macedo (2011); Luckesi (2011), National Curricular Parameters (1998), among others. In order to reach our objectives, a qualitative approach was carried out with four teachers who teach in the final years of Elementary School. And in the analysis of the data, it is characterized by a case study. For the data collection, an interview was used with the teachers participating in the research. After this action, an analysis was performed, crossing the data with the answers of the teachers together with our reference. With the test results, so far regarding the conceptions that teachers have on Curriculum, specifically in Mathematics, we had divergent answers. Thus, based on the statements of the teachers participating in the research, it was clear the difficulties they face in the issues of school structure and methodological resources that schools do not have, thus leading them to remain in traditional teaching using chalkboard, chalk or brush. So, we understand that we need to plan ahead to get an adequate education, which in turn, is aimed at improving our education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-05T23:38:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DSFB27112017.pdf: 714123 bytes, checksum: 12101ed68d1fa5e75361716546b534e9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-05T23:38:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DSFB27112017.pdf: 714123 bytes, checksum: 12101ed68d1fa5e75361716546b534e9 (MD5) Previous issue date: 2017-11-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo em Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Professor de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Curriculum in Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Teaching | pt_BR |
dc.subject | Maths teacher | pt_BR |
dc.title | Currículo de matemática: concepções de professores sobre o que se ensina. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Grymuza, Alissá Mariane Garcia | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Alves., Francisca Terezinha Oliveira | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores das escolas estaduais localizadas na cidade de Mamanguape/PB sobre currículo. A pesquisa teve como objetivo geral investigar as concepções de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, sobre o que seja Currículo de Matemática. Na fundamentação teórica trazemos a discussão acerca de Currículo, em específico Currículo de Matemática utilizando como referência Sacristán (2000); Lopes e Macedo (2011); Luckesi (2011), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), entre outros. Para alcançarmos nossos objetivos foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com quatro professores do que lecionam nos anos finais do Ensino Fundamental, e quanto à análise dos dados, caracteriza-se por um estudo de caso. Para a coleta dos dados foi utilizada uma entrevista com os professores participantes da pesquisa. Após essa ação foi realizada uma análise cruzando os dados com as respostas dos professores juntamente com nosso referencial. Com o resultado das análises, no que diz a respeito às concepções que os professores têm sobre Currículo, especificamente em Matemática, tivemos respostas divergentes. Assim Com base nas falas dos professores participantes da pesquisa ficou claro as dificuldades que eles enfrentam nas questões de estrutura escolar e de recursos metodológicos que as escolas não dispõem, sendo assim os levando a permanecer no ensino tradicional, utilizando o quadro, giz ou pincel. Então, compreendemos que é preciso um planejamento prévio para se obter um ensino adequado, que por sua vez, esse ensino esteja voltado para a melhoria da nossa educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DSFB27112017.pdf | 697,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons