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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35871
Tipo: Dissertação
Título: O trabalho pedagógico com crianças de 5 anos da educação infantil articulado às práticas psicomotoras: concepções, saberes e vivências
Autor(es): Cardarelli, Geyslla Juliana Januário
Primeiro Orientador: Miranda, Joseval dos Reis
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como professoras da Educação Infantil organizam seu trabalho pedagógico, articulando-o às práticas psicomotoras nos processos de ensino-aprendizagem de crianças de 5 anos. A partir desse entendimento, o estudo desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: analisar quais concepções, saberes e percepções revelam as professoras da Educação Infantil sobre práticas psicomotoras nos processos de ensino-aprendizagem de crianças de 5 anos; identificar e analisar de que maneira, na organização do trabalho pedagógico de professoras da Educação Infantil que atuam com crianças de 5 anos, as práticas psicomotoras aparecem; analisar as possibilidades, os limites e as contribuições das práticas psicomotoras vivenciadas por professoras da Educação Infantil nos processos de ensino-aprendizagem de crianças de 5 anos. O diálogo entre as referências teóricas e os achados da pesquisa ancorou-se nas perspectivas e abordagens de diversos(as) autores(as), alicerçado em cinco eixos, a saber: No primeiro eixo, com base em Costa (2002), Le Boulch (1982, 1987), Negrine (1995), Bueno (2014), Fonseca (1995, 2008), Alves (2012, 2016), Gonçalves (2014), Almeida (2010), Freitas (2008), Oliveira (2002, 2015), Lapierre e Aucouturier (1986), Wallon (1979), Ajuriaguerra (1980) e Freire (1989), buscamos desenvolver os conceitos e discussões em torno do campo da Psicomotricidade. No segundo eixo, embasado nas contribuições de Dornelles e Marin-Díaz (2010), Corsino (2002), Ariès (1986), Del Priore (2010), Oliveira (2002), Pozas (2001), Steinberg e Kincheloe (2001), Kuhlmann (2007) e Kramer (2006), traçamos reflexões sobre o que significa ser criança e as diferentes concepções de infâncias. No terceiro eixo, fundamentamo-nos nas reflexões de Ferreira (2008, 2010), Fuentes e Ferreira (2017), Freitas (1992), Veiga (2005) e Franco (2015), que possibilitaram uma compreensão mais ampla da organização do trabalho pedagógico. No quarto eixo, contamos com as contribuições de Luckesi (2000, 2002), Bueno (2014), Kishimoto (2010, 2011), Friedmann (2006), Almeida (2010), Alves (2016), Vygotsky (1994, 2007) e Bacelar (2009), que nos permitiram entender os conceitos e concepções das expressões lúdicas nos processos de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Por fim, no quinto eixo, que trata da formação e docência na Educação Infantil em articulação com a Psicomotricidade, tivemos o apoio teórico de Veiga (2014), Nóvoa (1993, 1995), Schön (1987), Pimenta (1999), Tardif (2010) e Ortiz (2007), entre outros, para aprofundar as discussões sobre a formação docente e os saberes necessários para atuar na Educação Infantil de forma integrada à Psicomotricidade. No que se refere à abordagem metodológica, a pesquisa configura-se como qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso. Os participantes do estudo foram professoras que atuam na Educação Infantil, com crianças de 5 anos, em uma escola pública na cidade de João Pessoa–PB. Para a geração de dados, utilizamos os seguintes instrumentos e procedimentos: revisão bibliográfica, observação participante, entrevista narrativa e análise documental. A análise dos dados foi sistematizada a partir dos Núcleos de Significação, propostos por Aguiar e Ozella (2006; 2013). Os resultados da pesquisa apontam que, embora as práticas psicomotoras estejam presentes na organização do trabalho pedagógico das professoras da Educação Infantil que trabalham com crianças de 5 anos, elas não são inseridas no planejamento de forma intencional. Além disso, verificou-se que a Psicomotricidade é amplamente associada ao processo de escrita das crianças. O estudo também evidenciou lacunas na formação inicial e continuada das professoras no que diz respeito à abordagem da Psicomotricidade. Por fim, consideramos que este trabalho não está "fechado", pois esperamos que as reflexões aqui iniciadas possibilitem novos questionamentos e aprofundamentos sobre as práticas psicomotoras nos processos de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
Abstract: The general objective of this research was to understand how Early Childhood Education teachers organize their pedagogical work, linking it to psychomotor practices in the teachinglearning processes of 5-year-old children. Based on this understanding, the study was divided into the following specific objectives: to analyze which conceptions, knowledge and perceptions reveal Early Childhood Education teachers about psychomotor practices in the teaching-learning processes of 5-year-old children; to identify and analyze how, in the organization of the pedagogical work of Early Childhood Education teachers who work with 5- year-old children, psychomotor practices appear; to analyze the possibilities, limits and contributions of psychomotor practices experienced by Early Childhood Education teachers in the teaching-learning processes of 5-year-old children. The dialogue between theoretical references and research findings was anchored in the perspectives and approaches of several authors, based on five axes, namely: In the first axis, based on Costa (2002), Le Boulch (1982, 1987), Negrine (1995), Bueno (2014), Fonseca (1995, 2008), Alves (2012, 2016), Gonçalves (2014), Almeida (2010), Freitas (2008), Oliveira (2002, 2015), Lapierre and Aucouturier (1986), Wallon (1979), Ajuriaguerra (1980) and Freire (1989), we seek to develop concepts and discussions around the field of psychomotricity. In the second axis, based on the contributions of Dornelles and Marin-Díaz (2010), Corsino (2002), Ariès (1986), Del Priore (2010), Oliveira (2002), Pozas (2001), Steinberg and Kincheloe (2001), Kuhlmann (2007) and Kramer (2006), we outline reflections on what it means to be a child and the different conceptions of childhood. In the third axis, we base ourselves on the reflections of Ferreira (2008, 2010), Fuentes and Ferreira (2017), Freitas (1992), Veiga (2005) and Franco (2015), which enabled a broader understanding of the organization of pedagogical work. In the fourth axis, we count on the contributions of Luckesi (2000, 2002), Bueno (2014), Kishimoto (2010, 2011), Friedmann (2006), Almeida (2010), Alves (2016), Vygotsky (1994, 2007) and Bacelar (2009), which allowed us to understand the concepts and conceptions of playful expressions in teachinglearning processes in Early Childhood Education. Finally, in the fifth axis, which deals with training and teaching in Early Childhood Education in conjunction with psychomotricity, we had the theoretical support of Veiga (2014), Nóvoa (1993, 1995), Schön (1987), Pimenta (1999), Tardif (2010) and Ortiz (2007), among others, to deepen the discussions on teacher training and the knowledge necessary to work in Early Childhood Education in a way that is integrated with psychomotricity. Regarding the methodological approach, the research is configured as qualitative, carried out through a case study. The study participants were teachers who work in Early Childhood Education with 5-year-old children in a public school in the city of João Pessoa-PB. To generate data, we used the following instruments and procedures: bibliographic review, participant observation, narrative interview and document analysis. Data analysis was systematized based on the Nuclei of Meaning proposed by Aguiar and Ozella (2006, 2013). The results of the research indicate that, although psychomotor practices are present in the organization of the pedagogical work of Early Childhood Education teachers who work with 5-year-old children, they are not intentionally included in the planning. In addition, it was found that psychomotor skills are widely associated with the children's writing process. The study also highlighted gaps in the initial and ongoing training of teachers regarding the approach to psychomotor skills. Finally, we consider that this work is not "closed", as we hope that the reflections initiated here will allow new questions and in-depth analysis of psychomotor practices in the teaching-learning processes in Early Childhood Education.
Palavras-chave: Prática psicomotora
Organização do trabalho pedagógico na educação infantil
Processos de ensino-aprendizagem
Educação infantil
Psychomotor practice
Organization of pedagogical work in early childhood education
Teaching-learning processes
Early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35871
Data do documento: 28-Mar-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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