Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35880
Tipo: TCC
Título: Comer comer (saudável) é o melhor para poder crescer: análise das práticas alimentares de pais ou responsáveis por crianças
Autor(es): Silva, Raoni Simplicio da
Primeiro Orientador: Soares Neto, João Batista
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as práticas alimentares utilizadas por pais ou responsáveis que influenciam as preferências alimentares dos seus filhos por produtos mais saudáveis. A pesquisa foi realizada em João Pessoa (PB) com pais ou responsáveis por crianças entre dois e seis anos de idade, utilizando uma abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que a prática da recompensa condiciona a criança a comer o alimento saudável, mas não pelo sabor da comida e sim pelo que ganhar· em troca. Já a modelagem parental, através do exemplo, e o ensino sobre nutrição, por meio do diálogo, também contribuem para aproximar a criança dos alimentos mais nutritivos. Em adição, a estratégia da pressão alimentar utiliza a insistência verbal, sem imposições severas e no limite da criança para conduzi-la ao alimento necessário. Conclui-se que todas as práticas alimentares analisadas podem afastar os filhos dos alimentos ultraprocessados, entretanto, alguns cuidados precisam ser considerados em cada uma delas.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Alimentação infantil
Práticas alimentares
Alimentação saudável
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35880
Data do documento: 9-Abr-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSS27082025.pdf602,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons