Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3590
metadata.dc.type: TCC
Title: Metodologia de ensino aplicada à matemática: discutindo o método Kumon no Brasil
metadata.dc.creator: Holanda, Wilyane Marcolino Norat de
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as possibilidades de se alfabetizar crianças em idade escolar, a partir do método Kumon de ensino. A fundamentação teórica baseou-se em diversos estudos, como: Van de Walle (2009), Gil (2011), Farias, Azeredo e Rêgo (2016), Toru Kumon (1999; 2004; 2009) entre outros e nos documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997; 1998; 2000), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A metodologia caracterizada no estudo foi de abordagem exploratória e descritiva, segundo os objetivos da pesquisa, do tipo pesquisa-ação quanto à aquisição e análise de dados. A pesquisa foi aplicada com 19 crianças que cursam o 3o ano do Ensino Fundamental na escola regular e também, em paralelo, cursam a disciplina de matemática em uma franquia autorizada do método Kumon na cidade de João Pessoa – PB. Para isso, adotamos como instrumento principal para aquisição e análise de dados, atividades elaboradas e utilizadas no método, que foram caracterizadas como atividade diagnóstica (pré-teste), atividades de processo (exercícios de aplicação) e atividade de verificação (pós-teste). A primeira foi aplicada com os estudantes no mês de julho do ano de 2017, sendo composta por 69 questões de matemática, divididas em três partes: leitura, escrita e cálculo. Com bases na análise nos dados do pré-teste, realizamos o período de intervenção sendo elaborada uma programação de estudos individualizada para cada aluno, visando atender a necessidade específica dos mesmos, e alcançar melhor desempenho dos participantes. As intervenções ocorreram durante os meses de agosto a setembro de 2017. Por fim, foi aplicado o Teste de Assimilação dos Conteúdos estudados (pós-teste). Este teste ofertava 100 questões de matemática, dividido em duas partes (50 questões de adição e 50 questões de subtração). Como resultado, observamos que as crianças evoluíram nos conteúdos de adição e subtração de matemática, bem como melhorou o controle de atenção, o tempo da realização dos testes foi reduzido apresentando redução em torno de 50%. Estes fatos caracterizam que o método Kumon ajuda na alfabetização de crianças em idade escolar, uma vez que em um período de mais ou menos um mês e meio, a partir de atividades dirigidas, de um diagnóstico adequado e de procedimentos específicos para cada criança, sendo realizado constantemente, acompanhado e corrigido em tempo real obtemos êxito. Ao fim do estudo, as crianças apresentaram desenvolvimento significativo no curto espaço de tempo em relação aos aspectos de leitura, escrita e cálculo, além da organização, disciplina, controle de atenção e concentração desenvolvidas pelo método.
Abstract: The main objective of this study was to analyze the possibilities of literacy in school age children, using the Kumon method of teaching. The theoretical basis was based on Van de Walle (2009), Gil (2011), Farias, Azeredo and Rego (2016), Toru Kumon (1999, 2004, 2009) among other authors and in the National Curricular Parameters (1997; 2000), National Curricular Common Base (BRASIL, 2017), aiming to analyze the possibilities of literacy of school-age children using the Kumon method of teaching. The research was applied with 19 children who attend the 3rd year of elementary school in the regular school and also, in parallel, study mathematics in an authorized franchise of the Kumon method in the city of João Pessoa - PB. The methodology characterized in the study was an exploratory and descriptive approach, according to the research objectives, of the research-action type regarding data acquisition and analysis. To do this, we adopted as main instrument for data acquisition and analysis, activities elaborated and used in the method, which were characterized as diagnostic activity (pre- test), process activities (application exercises) and verification activity (post-test) . The first one was applied with the students in the month of July of the year 2017, being composed by 69 mathematical questions, divided in three parts (reading, writing and calculation). Based on the analysis in the pre-test data, we performed the intervention period, and an individualized study schedule was elaborated for each student, aiming at meeting the specific needs of the students, in order to achieve an improvement in the participants' performance. The interventions occurred during the months of August to September 2017. Finally, the Test of Assimilation of the Contents studied (post-test) was applied. This test offered 100 math questions, divided into two parts (50 addition questions and 50 subtraction questions). As a result, we observed that children evolved in the addition and subtraction contents of mathematics, as well as improved attention control, the time of the tests was reduced, presenting a reduction of around 50%. These facts characterize that the Kumon method helps in the literacy of schoolchildren, since in a period of about a month and a half, from directed activities, an adequate diagnosis and specific procedures for each child, being conducted and constantly monitored and corrected in real time, the children presented significant development in the short time in relation to reading, writing and calculation aspects, besides the organization, discipline and concentration developed by the method.
Keywords: Matemática – ensino e aprendizagem
Método Kumon
Alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3590
Issue Date: 22-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WMNH06032018.pdf771,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.