Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3594
metadata.dc.type: TCC
Title: O processo de alfabetização em uma sala multisseriada na Escola Municipal João Lins Vieira
metadata.dc.creator: Barbosa, Shirlene Helena Conceição da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Eliane Ferraz
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como principal objetivo analisar as práticas e às estratégias utilizadas no processo de alfabetização de uma sala multisseriada em uma escola do campo. Cogitou com a participação de uma professora que costuma trabalhar as atividades de alfabetização com seus alunos, conforme nosso processo de observação e. De acordo com o relato sobre sua experiência, nesse tipo de sala de aula, na qual encontramos diferentes níveis de aprendizagem. Como se sabe, as salas multisseriadas são bastante heterogêneas pois, além de idades variadas, às crianças têm níveis de aprendizado distintos. Apesar desse contexto didático não favorável, as dificuldades enfrentadas por essa professora e sua turma vêm sendo diminuídas, e bons resultados vêm sendo alcançados. Como pesquisadora que realiza ações, foi feita uma intervenção nessa turma, a ser vivenciada uma sequência didática com duas atividades que contemplavam temas referentes ao processo de alfabetização desses alunos. Concluímos que, apesar das dificuldades encontradas em uma sala multisseriada de uma escola do campo, há diversas possibilidades de ajudar a vencer esses obstáculos e que os professores encontram, no seu dia a dia, durante o processo de alfabetização, formas didático-pedagógicas de interagir com seus alunos, para conseguir avançar no processo de alfabetização de cada um deles.
Abstract: This case study had as main objective to analyze the practices and also the strategies used in the process of literacy of a multisite room in a rural school. It was attended by a teacher who usually works the activities of literacy with their students, according to our observation process and also, according to the report about their experience in this type of classroom, in which we find different levels of learning. As is known, multi-series rooms are quite heterogeneous because, besides varied ages, children have different levels of learning. Despite this unfavorable teaching context, the difficulties faced by this teacher and her class have been diminished, and good results have been achieved. As a researcher who performs actions, an intervention was made in this group, to be experienced a didactic sequence with two activities that contemplated themes related to the literacy process of these students. We conclude that, despite the difficulties encountered in a multisite room of a rural school, there are several possibilities to help overcome these obstacles and that teachers find, in their daily lives, during the literacy process, didactic-pedagogical ways of interacting with their students, to achieve progress in the literacy process of each of them.
Keywords: Alfabetização
Sala multisseriada
Escola do campo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3594
Issue Date: 17-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SHCSB17112017.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.