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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35996
Tipo: TCC
Título: Análise das manifestações patológicas em contenções de solo reforçado: um estudo de caso em viadutos da região metropolitana de João Pessoa - PB
Autor(es): Rocha, Kamyla dos Santos
Primeiro Orientador: Soares, Fábio Lopes
Resumo: Contenções com solo reforçado são amplamente utilizadas na engenharia civil, sendo essenciais para a segurança e funcionalidade de obras como viadutos. A execução cuidadosa dessas estruturas é fundamental para minimizar a ocorrência de manifestações patológicas, que, se não tratadas, podem resultar em danos significativos e altos custos de reparo. Este estudo analisa seis viadutos na Região Metropolitana de João Pessoa, dos quais cinco já estão concluídos e em operação há alguns anos e um se encontra ainda em fase de construção. O objetivo é identificar os problemas nas estruturas existentes, como fissuras, corrosão das armaduras, falhas construtivas, e avaliar as medidas corretivas e preventivas adotadas na obra em andamento, visando evitar a reincidência dessas patologias. A pesquisa inclui inspeções visuais, análise de documentação técnica e conversas com profissionais envolvidos na obra em andamento, permitindo uma compreensão abrangente das condições das estruturas. Os resultados indicam que a recuperação ágil das patologias é importante não apenas para evitar intervenções onerosas, mas também para garantir a segurança dos usuários e a integridade das infraestruturas. A falta de manutenção adequada pode levar a consequências graves, incluindo riscos à mobilidade urbana e à vida humana. Por fim, são apresentadas recomendações para melhorar a conservação, o desempenho e a vida útil dos muros de solo reforçado, ressaltando a importância de uma gestão proativa na manutenção dessas obras. A implementação de um plano de monitoramento contínuo e a capacitação de equipes técnicas são sugeridas como medidas essenciais para assegurar a eficácia das contenções e promover a durabilidade das estruturas a longo prazo.
Abstract: Reinforced soil structures are widely used in civil engineering and are essential for the safety and functionality of works such as viaducts. Careful execution of these structures is fundamental to minimize the occurrence of pathological manifestations, which, if left untreated, can result in significant damage and high repair costs. This study analyzes six viaducts in the Metropolitan Region of João Pessoa, of which five have been completed and in operation for several years, and one is still under construction. The aim is to identify issues in the existing structures, such as cracks, corrosion of reinforcements, and construction flaws, and to evaluate the corrective and preventive measures adopted in the ongoing work to avoid the recurrence of these pathologies. The research includes visual inspections, analysis of technical documentation, and discussions with professionals involved in the ongoing construction, allowing for a comprehensive understan ding of the conditions of the structures. The results indicate that prompt recovery of pathologies is important not only to avoid costly interventions but also to ensure user safety and the integrity of the infrastructures. Inadequate maintenance can lead to serious consequences, including risks to urban mobility and human life. Finally, recommendations are presented to improve the conservation, performance, and lifespan of reinforced soil walls, emphasizing the importance of proactive management in maintaining these works. The implementation of a continuous monitoring plan and the training of technical teams are suggested as essential measures to ensure the effectiveness of the reinforcements and promote the long-term durability of the structures
Palavras-chave: Contenção
Patologia
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35996
Data do documento: 23-Out-2024
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental



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