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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3600
Tipo: TCC
Título: Educação do campo, imaginário social e o coco de roda na comunidade quilombola
Autor(es): Silva Filho, Petrônio Freire da
Primeiro Orientador: Lins, Eunice Simões
Resumo: A pesquisa intitulada “Educação do Campo, imaginário social e coco de roda na Comunidade Quilombola” teve como objetivo estudar o contexto sócio-cultural no “Novo Quilombo Ipiranga”, localizado no município de Conde-PB, buscou identificar qual o imaginário social presente na dança do coco através do registro das imagens catalogadas. Ponderamos assim, que o coco de roda é uma manifestação cultural trazida para o Brasil na época da escravatura, como cultura de raiz, onde a poesia é fundamental e torna-se indispensável. Para que aconteça uma roda de coco é preciso que haja um(a) condutor(a), ou seja, é necessário que o(a) mestre(a) lance uma provocação de uma entoada (mote) para que o coro responda, acompanhados pelos instrumentos e seus tocadores de zabumba e ganzá, além das suas dançadeiras com suas ornamentadas saias rodadas e bem coloridas, buscando preservar a sua tradição através de cantos referentes às suas peculiaridades, e difundindo a resistência do quilombo, tendo como principal aliada a sua historicidade. O procedimento metodológico para a realização deste estudo está fundamentado na pesquisa descritiva e bibliográfica com abordagem qualitativa e como método de análise utilizamos o registro fotográfico. Desse modo estruturamos nossa pesquisa em dois momentos: No primeiro, descrevemos sobre “Educação do Campo, cultura popular e coco de roda”. No segundo momento ressaltamos “A educação e o imaginário social no coco de roda”.
Abstract: The research entitled "Field Education, social imaginary and coco de roda at the Quilombola Community" aimed to study the socio-cultural context at "Novo Quilombo Ipiranga", located in the municipality of Conde-PB, seeked to identify the social imaginary present in this dance through the registration of cataloged images. Thus, we can point out that the coco de roda is a cultural manifestation brought to Brazil in the epoch of slavery, as root culture, where poetry is fundamental and becomes indispensable. In order for a coconut wheel to take place, there must be a conductor, that is, it is necessary for the teacher to launch a provocation of an intonation (mote) for the chorus to respond, accompanied by the instruments and their players of zabumba and ganzá. Besides that, their dancers are ornated with their round skirts and well colored, seeking to preserve their tradition through songs referring to their peculiarities, and diffusing the resistance of the quilombo, having as main ally its historicity. The methodological procedure for the accomplishment of this study is based on the descriptive and bibliographical research with qualitative approach and as method of analysis we use the photographic record. In this way we structure our research in two moments: At the first one, we describe on "Education of the Field, popular culture and coco de roda". At the second moment we highlight "Education and the social imaginary in the coco de roda". Keywords: Field Education. Imaginary. Coco de roda.
Palavras-chave: Educação do campo
Imaginário
Coco de roda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3600
Data do documento: 17-Nov-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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