Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36031
Tipo: Tese
Título: Política, poder e governamentalidade: a reforma do ensino médio e os discursos em torno do componente curricular Projeto de Vida
Autor(es): Rodrigues, Adriege Matias
Primeiro Orientador: Rodrigues, Ana Cláudia da Silva
Resumo: Esta pesquisa investigou os discursos que emergem do componente curricular Projeto de Vida nas escolas estaduais de João Pessoa-PB, no contexto da governamentalidade neoliberal. A tese analisou como esse componente se configura como uma estratégia pedagógica que internaliza e dissemina valores neoliberais, promovendo a figura do empreendedor de si — um sujeito autossuficiente, responsável pelo gerenciamento de seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. Fundamentada nas teorias de Michel Foucault sobre governamentalidade e Análise do Discurso, a pesquisa buscou compreender como o Projeto de Vida reflete e reforça essas práticas neoliberais, centradas na responsabilização individual e no empreendedorismo de si. A problemática central da pesquisa foi: quais discursos emergiram do componente curricular Projeto de Vida nas escolas estaduais de João Pessoa-PB, no contexto da governamentalidade neoliberal? Adotando uma perspectiva pós-estruturalista e uma abordagem qualitativa, a pesquisa se ancorou no Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores (1992), que propôs uma análise da trajetória das políticas educacionais, considerando o contexto de influência, o contexto de produção do texto e o contexto da prática. Como instrumento de pesquisa, foi utilizada a entrevista semiestruturada, com a participação de gestores, professores e estudantes de escolas estaduais de João Pessoa-PB. A análise dos achados da pesquisa foi realizada por meio da Análise do Discurso, com base nos conceitos de Foucault (1986). Os resultados indicaram que o Projeto de Vida, oriundo da Reforma do Ensino Médio (Brasil, 2017), se configura como uma ferramenta de poder estatal, moldando e governando os estudantes, prescrevendo um perfil de sujeito alinhado às demandas de uma política neoliberal que privilegia a eficiência, o desempenho e a rentabilidade. Além disso, promove a ideia do indivíduo como um empreendedor de si mesmo. Ao explorar a articulação entre os discursos educacionais e as estratégias de poder que permeiam a formação dos sujeitos, o estudo evidenciou como essas práticas influenciam a construção da subjetividade dos estudantes, moldando-os como agentes responsáveis por gerenciar suas trajetórias de forma autônoma e eficiente. A análise do Projeto de Vida sob essa perspectiva permitiu questionar até que ponto ele favoreceu uma formação crítica ou se, ao contrário, reforçou uma subjetividade voltada para o cumprimento de expectativas mercadológicas, enfatizando a adaptação e a resiliência em detrimento de uma educação integral e crítica.
Abstract: This research investigated the discourses that emerge from the Life Project curriculum component in state schools in João Pessoa-PB, in the context of neoliberal governmentality. The thesis analyzed how this component is configured as a pedagogical strategy that internalizes and disseminates neoliberal values, promoting the figure of the self-entrepreneur - a self-sufficient subject, responsible for managing their own personal and professional development. Based on Michel Foucault's theories of governmentality and Discourse Analysis, the research sought to understand how the Life Project reflects and reinforces these neoliberal practices, centered on individual responsibility and self-entrepreneurship. The central problem of the research was: what discourses emerged from the Life Project curriculum component in state schools in João Pessoa-PB, in the context of neoliberal governmentality? Adopting a post-structuralist perspective and a qualitative approach, the research was anchored in the Policy Cycle of Stephen Ball and collaborators (1992), which proposed an analysis of the trajectory of educational policies, considering the context of influence, the context of text production and the context of practice. The research instrument used was semi-structured interviews with managers, teachers and students from state schools in João Pessoa-PB. The research findings were analyzed using Discourse Analysis, based on the concepts of Foucault (1986). The results indicated that the Life Project, which comes from the High School Reform (Brazil, 2017), is configured as a tool of state power, shaping and governing students, prescribing a subject profile aligned with the demands of a neoliberal policy that favors efficiency, performance and profitability. It also promotes the idea of the individual as a self-starter. By exploring the articulation between educational discourses and the power strategies that permeate the formation of subjects, the study showed how these practices influence the construction of students' subjectivity, shaping them as agents responsible for managing their trajectories in an autonomous and efficient way. Analysis of the Life Project from this perspective allowed us to question the extent to which it favoured a critical education or whether, on the contrary, it reinforced a subjectivity aimed at fulfilling market expectations, emphasizing adaptation and resilience to the detriment of an integral and critical education.
RESUMEN. Esta investigación investigó los discursos que emergen del componente curricular Proyecto de Vida en las escuelas estatales de João Pessoa-PB, en el contexto de la gubernamentalidad neoliberal. La tesis analizó cómo este componente se configura como una estrategia pedagógica que internaliza y difunde valores neoliberales, promoviendo la figura del autoemprendedor - un sujeto autosuficiente, responsable de gestionar su propio desarrollo personal y profesional. A partir de las teorías de la gubernamentalidad y del Análisis del Discurso de Michel Foucault, la investigación buscó comprender cómo el Proyecto de Vida refleja y refuerza esas prácticas neoliberales, centradas en la responsabilidad individual y en el autoemprendimiento. El problema central de la investigación fue: ¿qué discursos surgieron del componente curricular del Proyecto de Vida en las escuelas públicas de João Pessoa-PB, en el contexto de la gubernamentalidad neoliberal? Adoptando una perspectiva post-estructuralista y un abordaje cualitativo, la investigación se ancló en el Policy Cycle de Stephen Ball y colaboradores (1992), que propone un análisis de la trayectoria de las políticas educativas, considerando el contexto de influencia, el contexto de producción de textos y el contexto de práctica. El instrumento de investigación utilizado fueron entrevistas semiestructuradas con gestores, profesores y alumnos de escuelas públicas de João Pessoa-PB. Los resultados de la investigación se analizaron mediante el Análisis del Discurso, basado en los conceptos de Foucault (1986). Los resultados indicaron que el Proyecto de Vida, proveniente de la Reforma de la Enseñanza Media (Brasil, 2017), se configura como una herramienta de poder estatal, moldeando y gobernando a los alumnos, prescribiendo un perfil de sujeto alineado con las exigencias de una política neoliberal que privilegia la eficiencia, el rendimiento y la rentabilidad. También promueve la idea del individuo como autodidacta. Al explorar la articulación entre los discursos educativos y las estrategias de poder que permean la formación de los sujetos, el estudio mostró cómo estas prácticas influyen en la construcción de la subjetividad de los estudiantes, moldeándolos como agentes responsables de gestionar sus trayectorias de forma autónoma y eficiente. Analizar el Proyecto de Vida desde esta perspectiva permitió cuestionar hasta qué punto favoreció una formación crítica o si, por el contrario, reforzó una subjetividad orientada a cumplir con las expectativas del mercado, enfatizando la adaptación y la resiliencia en detrimento de una formación integral y crítica.
Palavras-chave: Políticas educacionais
Governamentalidade neoliberal
Reforma do ensino médio
Projeto de Vida
Educational policies
Neoliberal governmentality
High school reform
Life Project
Políticas educativas
Gubernamentalidad neoliberal
Reforma de la enseñanza secundaria
Proyecto de Vida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36031
Data do documento: 31-Mar-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdriegeMatiasRodrigues_Tese.pdf3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons