Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36036
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tensões no processo de digitalização do ensino e aprendizagem durante a pandemia da Covid-19: um estudo de caso na Escola Estadual Professor Antonio Oliveira, Campina Grande-PB |
Autor(es): | Nascimento, Fábio Rogério Ferreira Marques do |
Primeiro Orientador: | Motta, Gustavo Henrique Matos Bezerra |
Resumo: | Objetivo: identificar as tensões enfrentadas pelos professores na digitalização do processo de ensino-aprendizagem durante o isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, na Escola Estadual Professor Antônio Oliveira, em Campina Grande-PB. Método: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório juntamente com o estudo de caso como instrumento metodológico no desenvolvimento desta pesquisa. Utilizou-se como método de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com os docentes do local a que se destinou a pesquisa. Para a etapa de seleção, análise e interpretação de dados, foi desenvolvido um framework que incorpora os princípios teóricos das infraestruturas de informação. Resultados: Os resultados demonstraram as principais categorias sendo: fatores prévios, usuários, tensão e efetivação. Na análise interpretativa, tem-se: adaptação do ensino, acesso online, ambiente residencial e manuseio de ferramentas digitais. Considerações finais: A princípio, a análise dos dados mostrou que os professores conheceram uma sucessão de tensões associada à adaptação às novas tecnologias. Muitos afirmaram possuir dificuldades para utilizar as plataformas virtuais, falta de formação adequada e suporte contínuo inexistente. Esses entraves tecnológicos contribuíram consideravelmente para aumentar o estresse e a carga de trabalho dos docentes. |
Abstract: | Objective: to identify the tensions faced by teachers in the digitalization of the teachinglearning process during the isolation caused by the Covid-19 pandemic, at Escola Estadual Professor Antônio Oliveira, in Campina Grande-PB. Method: This is a qualitative study of an exploratory nature together with the case study as a methodological instrument in the development of this research. As a data collection method, a semi-structured interview was used with teachers from the location where the research was carried out. For the data selection, analysis and interpretation stage, a framework was developed that incorporates the theoretical principles of information infrastructures. Results: The results demonstrated the main categories being: previous factors, users, tension and effectiveness. In the interpretative analysis, we have: adaptation of teaching, online access, residential environment and handling of digital tools. Final considerations: Initially, data analysis showed that teachers experienced a succession of tensions associated with adapting to new technologies. Many said they had difficulties using virtual platforms, lack of adequate training and non-existent ongoing support. These technological obstacles contributed considerably to increasing the stress and workload of teachers. |
Palavras-chave: | Tensões Digitalização Ensino-aprendizagem Pandemia Tensions Digitization Teaching-learning Pandemic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Informática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Informática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36036 |
Data do documento: | 7-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FabioRogerioFerreiraMarquesDoNascimento_Dissert.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons