Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36036
Tipo: Dissertação
Título: Tensões no processo de digitalização do ensino e aprendizagem durante a pandemia da Covid-19: um estudo de caso na Escola Estadual Professor Antonio Oliveira, Campina Grande-PB
Autor(es): Nascimento, Fábio Rogério Ferreira Marques do
Primeiro Orientador: Motta, Gustavo Henrique Matos Bezerra
Resumo: Objetivo: identificar as tensões enfrentadas pelos professores na digitalização do processo de ensino-aprendizagem durante o isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, na Escola Estadual Professor Antônio Oliveira, em Campina Grande-PB. Método: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório juntamente com o estudo de caso como instrumento metodológico no desenvolvimento desta pesquisa. Utilizou-se como método de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com os docentes do local a que se destinou a pesquisa. Para a etapa de seleção, análise e interpretação de dados, foi desenvolvido um framework que incorpora os princípios teóricos das infraestruturas de informação. Resultados: Os resultados demonstraram as principais categorias sendo: fatores prévios, usuários, tensão e efetivação. Na análise interpretativa, tem-se: adaptação do ensino, acesso online, ambiente residencial e manuseio de ferramentas digitais. Considerações finais: A princípio, a análise dos dados mostrou que os professores conheceram uma sucessão de tensões associada à adaptação às novas tecnologias. Muitos afirmaram possuir dificuldades para utilizar as plataformas virtuais, falta de formação adequada e suporte contínuo inexistente. Esses entraves tecnológicos contribuíram consideravelmente para aumentar o estresse e a carga de trabalho dos docentes.
Abstract: Objective: to identify the tensions faced by teachers in the digitalization of the teachinglearning process during the isolation caused by the Covid-19 pandemic, at Escola Estadual Professor Antônio Oliveira, in Campina Grande-PB. Method: This is a qualitative study of an exploratory nature together with the case study as a methodological instrument in the development of this research. As a data collection method, a semi-structured interview was used with teachers from the location where the research was carried out. For the data selection, analysis and interpretation stage, a framework was developed that incorporates the theoretical principles of information infrastructures. Results: The results demonstrated the main categories being: previous factors, users, tension and effectiveness. In the interpretative analysis, we have: adaptation of teaching, online access, residential environment and handling of digital tools. Final considerations: Initially, data analysis showed that teachers experienced a succession of tensions associated with adapting to new technologies. Many said they had difficulties using virtual platforms, lack of adequate training and non-existent ongoing support. These technological obstacles contributed considerably to increasing the stress and workload of teachers.
Palavras-chave: Tensões
Digitalização
Ensino-aprendizagem
Pandemia
Tensions
Digitization
Teaching-learning
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36036
Data do documento: 7-Fev-2025
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabioRogerioFerreiraMarquesDoNascimento_Dissert.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons