Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36045
Tipo: Tese
Título: A relação gesto-fala em narrativas infantis de herança quilombola paraibana
Autor(es): Melo, Ediclécia Sousa de
Primeiro Orientador: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar a dinâmica da matriz multissemiótica de produção de sentido característica das narrativas orais de uma criança quilombola nas interações com sua bisavó. Em relação aos conceitos de quilombos, como aporte teórico, fundamentamonos em Moura (1993), Almeida (2002) e Nascimento (1985). Acerca da multimodalidade, contemplando a classificação gestual, respaldamo-nos na perspectiva de Kendon (2004) e McNeill (1995). No que tange à tipologia narrativa, constituída de histórias, relatos e caos, elegemos a abordagem interacionista encontrada em Perroni (1992). Metodologicamente, tratase de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, de cunho longitudinal e naturalística. Os dados são de interações familiares entre uma criança de 5 anos e sua bisavó. Também participam da pesquisa a tia e a prima paternas. Assim, esses dados são compostos por sete sessões filmadas mensalmente na residência da bisavó da criança. Após o período de coleta, foram transcritos no ELAN (Eudico Linguistic Annotator), software que permite a transcrição de vídeo e áudio de forma associada. A partir das análises, mostramos que a criança quilombola, aos 5 anos de idade, narra desde histórias canônicas às factuais. Nas cenas, além das histórias de ficção e relatos de experiência, a criança criou narrativas do tipo caso com o apoio em artefatos que fazem parte da sua cultura (covo, cobra, rio, jacaré, etc.) que eram recuperados a medida em que narrava. Dessa forma, foram produzidas 9 histórias, 10 relatos e 10 casos pela criança quilombola. Nos relatos, a criança narrou acerca das experiências vivenciadas no quilombo com as interlocutoras, sobretudo do que lhes causou medo (caranguejo), curiosidade (plantio do milho) e diversão (aprender a nadar). Observamos que as narrativas do tipo caso, narrativas de herança, apresentaram marcas culturais da comunidade quilombola Mituaçu. No que se refere aos gestos, a análise dos dados destaca que nas narrativas: Lobo mau e três porquinhos, no relato da plantação e no caso da cobra, a criança quilombola utilizou-se predominantemente de gestos icônicos (17) e metafóricos (13). Nas cenas, criança produziu narrativas de forma criativa e perfomatizada, incorporando os personagens com o uso de elementos da matriz multisemiótica, como movimentos corporais, gestos, olhar, produção vocal e expressão facial. A bisavó produziu um total de 14 narrativas, sendo 6 casos e 9 relatos. As narrativas do tipo caso são característicos do funcionamento das narrativas quilombolas. A pesquisa conclui destacando o papel da cultura quilombola sendo construída através das interações criança - bisavó, presentificada na matriz multissemiótica das narrativas de herança quilombola.
Abstract: This thesis aims to analyze the dynamics of the multisemiotic matrix of meaning production characteristic of the oral narratives of a quilombola child in interactions with his greatgrandmother. Regarding the concepts of quilombos, as a theoretical contribution, we base ourselves on Moura (1993), Almeida (2002) and Nascimento (1985). About the multimodality, contemplating the gestural classification, we support ourselves in the perspective of Kendon (2004) and McNeill (1995). With regard to the narrative typology, consisting of stories, reports and chaos, we chose the interactionist approach found in Perroni (1992). Methodologically, this is a case study, with a qualitative and quantitative approach, longitudinal and naturalistic. The data are from family interactions between a 5-year-old child and his great-grandmother. The paternal aunt and cousin also participate in the research. Data are composed of five sessions filmed monthly at the child's great-grandmother's residence. After the collection period, they were transcribed in ELAN (Eudico Linguistic Annotator), software that allows the transcription of video and audio in an associated way. From the analyses, when we show that the quilombola child, at 5 years old, narrates from canonical to factual stories. In the scenes, in addition to fictional stories and experience reports, the child created case-type narratives with the support of artifacts that are part of their culture (trap, snake, river, alligator, etc.) that were retrieved narrated. In this way, 9 stories, 10 reports and 10 cases were produced by the quilombola child. In the reports, the child narrated about the experiences lived in the quilombo with the interlocutors, especially about what caused them fear (crab), curiosity (corn planting) and fun (learning to swim). We observed that the case-type narratives presented cultural marks of the Mituaçu quilombola community. With regard to gestures, data analysis points out that in the narratives: Big Bad Wolf and Three Little Pigs, in the account of the plantation and in the case of the snake, the quilombola child predominantly used iconic (17) and metaphorical (13) gestures. In the scenes, the child produced narratives in a creative and performative way, incorporating the characters using elements from the multisemiotic matrix, such as body movements, gestures, gaze, vocal production and facial expression. The great-grandmother produced a total of 14 narratives, 5 cases and 10 reports. Case-type narratives are characteristic of the functioning of quilombola narratives. The research concludes by emphasinzig the role of quilombola culture being constructed through child-great-grandmother interactions, present in the multisemiotic matrix of quilombola heritage narratives.
Palavras-chave: Linguística
Multimodalidade
Linguagem gestual
Interação familiar
Criança quilombola
Narrativas de herança
Multimodality
Gestures
Interaction
Quilombola child
Heritage narratives
Multimodalidad
Gestos
Interacción
Niño quilombola
Narrativas del patrimonio
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36045
Data do documento: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdicleciaSousaDeMelo_Tese.pdf9,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons