Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36049
Tipo: | TCC |
Título: | A mobilidade ativa na Macrozona Oeste de João Pessoa: análise da viabilidade de implantação de infraestrutura cicloviária e padronização de calçadas |
Autor(es): | Fidélis, Ítalo Diego de Lima |
Primeiro Orientador: | Braga, Isabelle Yruska de Lucena Gomes. |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas, o crescimento populacional tem impactado diretamente na forma como os indivíduos se locomovem. Os sistemas de transporte estão cada vez mais pressionados e, aliado ao pouco investimento em mobilidade ativa, os transportes individuais motorizados tornaram-se ainda mais protagonistas dentro das cidades. Em municípios de grande porte, como João Pessoa, essa realidade é observada cotidianamente. A utilização de modais ativos, como a bicicleta e o deslocamento a pé, esbarram na ausência de infraestruturas adequadas, principalmente em áreas socialmente vulneráveis. Diante disso, o presente trabalho realizará uma avaliação da mobilidade ativa na Macrozona Oeste, uma das regiões periféricas de João Pessoa. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas exploratória e bibliográfica, onde foram reunidas produções científicas existentes sobre o tema. Também se executou um estudo de campo, com o objetivo de quantificar o fluxo de ciclistas e pedestres em vias da região. Ainda, foi feito um diagnóstico dos atuais problemas enfrentados pelos cidadãos que se deslocam a pé ou por bicicleta na área de estudo. Ao final dessas etapas, realizou-se uma análise da possibilidade de implementação de infraestrutura cicloviária e padronização de calçadas em três bairros da Macrozona Oeste. |
Abstract: | Over the past few decades, population growth has directly impacted the way individuals commute. Transportation systems are increasingly strained, and coupled with minimal investment in active mobility, motorized individual transportation has become even more prominent within cities. In large municipalities like João Pessoa, this reality is observed on a daily basis. The use of active modes of transportation, such as bicycles and walking, face the absence of adequate infrastructure, particularly in socially vulnerable areas. In light of this, this study will evaluate active mobility in the Macrozona Oeste, one of the peripheral regions of João Pessoa. The methodology used was based on exploratory and literature research, gathering existing scientific studies on the subject. A field study was also conducted to quantify the flow of cyclists and pedestrians on roads in the region. Additionally, a diagnosis was made of the current problems faced by citizens who commute on foot or by bicycle in the study area. At the end of these stages, an analysis was carried out on the possibility of implementing cycle infrastructure and standardizing sidewalks in three neighborhoods of the Macrozona Oeste |
Palavras-chave: | mobilidade urbana padronização de calçadas transporte ativo mobilidade a pé mobilidade por bicicleta infraestrutura cicloviária |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Civil e Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36049 |
Data do documento: | 18-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-ITALO-DIEGO-VERSAO-FINAL.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.