Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, PEDRO DE TOLEDO MAZZAFERRO DA-
dc.date.accessioned2025-10-06T16:47:27Z-
dc.date.available2025-10-06-
dc.date.available2025-10-06T16:47:27Z-
dc.date.issued2025-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36115-
dc.description.abstractThis study examines the curriculum of the Bachelor's Degree in Gastronomy at UFPB, considering its educational structure and its suitability to the requirements of the profession, which still lacks regulation. This research has a qualitative approach, of a basic nature, with exploratory-descriptive objectives, and performs a documentary comparison between the two course matrices (2012 and 2020), in addition to examining the terminology and program content of the disciplines, questioning their points of convergence and weaknesses. The findings demonstrate notable progress in the modernization and diversification of training, but also reveal conceptual inconsistencies in certain components and a strong centralization of intellectual production in technical-scientific and management areas. This trend may marginalize the cultural and humanistic perspective of gastronomy. It is concluded that, despite the evolution, the course needs constant improvement, a more adequate balance between its lines of research, and effective integration between technique, science, culture, and management to solidify gastronomy as a critical and innovative professional and academic field.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Pereira (rodrigo@ctdr.ufpb.br) on 2025-10-06T16:47:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PTMC06102025.pdf: 1372368 bytes, checksum: 4a7f776f27bd4880dc61cfc3aff10d60 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-06T16:47:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PTMC06102025.pdf: 1372368 bytes, checksum: 4a7f776f27bd4880dc61cfc3aff10d60 (MD5) Previous issue date: 2025-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículo em Gastronomiapt_BR
dc.subjectAnálise Curricularpt_BR
dc.subjectFormação em Gastronomiapt_BR
dc.subjectDesequilíbrio Disciplinarpt_BR
dc.subjectRegulamentação Profissionalpt_BR
dc.titleCurrículo em xeque: avanços, fragilidades e perspectivas da matriz curricular do Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Karlla Karinne Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8597879978987111pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ferreira, Antonio Agaildes Sampaio-
dc.description.resumoEste estudo examina o currículo do curso de Bacharelado em Gastronomia da UFPB, ponderando sobre a sua estrutura formativa e a sua adequação às exigências da profissão, que ainda carece de regulamentação. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratório-descritivos e realiza uma comparação documental entre as duas matrizes do curso (2012 e 2020), além de examinar a terminologia e o conteúdo programático das disciplinas, problematizando seus pontos de convergência e fragilidades. Os achados demonstram progressos notáveis na modernização e diversificação da formação, mas também revelam incongruências conceituais em determinados componentes e uma forte centralização da produção intelectual em áreas técnico-científicas e de gestão. Essa tendência pode marginalizar a perspectiva cultural e humanista da gastronomia. Conclui-se que, apesar da evolução, o curso necessita de aprimoramento constante, de um equilíbrio mais adequado entre suas linhas de pesquisa e de uma integração efetiva entre técnica, ciência, cultura e gestão para solidificar a gastronomia como um campo profissional e acadêmico crítico e inovador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGastronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Gastronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PTMC06102025.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons