Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3619
Tipo: TCC
Título: Curso de Licenciatura em Matemática - Campus IV: uma análise de egressos nos dez anos inicias
Autor(es): Silva, Maria Verônica Pereira Barbosa da
Primeiro Orientador: Costa, Surama Santos Ismael da
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo principal analisar o perfil de vários egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV/Rio Tinto, das turmas do primeiro período do curso de 2006.2 até os egressos concluintes no período de 2015.1. A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, conduzida por uma análise com o objetivo de conhecer se os mesmo, enquanto profissionais da área da educação, estão atendendo à justificativa e objetivos apresentados no Projeto Político-Pedagógico do curso em questão. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário diagnóstico contendo questões abertas e fechadas. Os resultados da pesquisa mostram que as características desses egressos nos aspectos da auto avaliação como discente, local de atuação do profissional docente, renda mensal, gênero, entre outros pontos que revelam quem foram esses egressos enquanto alunos de graduação e quem ele é atualmente, dentro da sociedade da qual está inserido. Tais resultados carecem de acompanhamento e de novos estudos para poder compreender os possíveis processos de mudanças vivenciadas ou não por esse grupo, ao longo da sua atuação no mercado de trabalho.
Abstract: The main objective of this study was to analyze the Mathematics course graduates profile of Campus IV/Rio Tinto, from the first period of the 2006.2 classes to the final graduates in 2015.1 period. The methodology used the exploratory research, with a qualitative approach, conducted by an analysis with the objective of knowing if the those students, as professionals in the education area are attending to the justification and objectives presented in the PoliticalPedagogical Project of the course in question. The instrument used in data acquisition was a diagnostic questionnaire containing open and closed questions. The results of the research show that the characteristics of these graduates in the aspects of self assessment as a student, place of work of the teaching professional, monthly income, gender, among other points that reveal who was this graduate student and who is currently in Of the company of which it is part. These results need to be monitored and new studies in order to be able to understand the possible processes of changes experienced or not by this group during their work in the labor market.
Palavras-chave: Egressos - Perfil
Ensino de Matemática
Projeto Político-Pedagógico
Undergraduate students - Profile
Political-Pedagogical Project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3619
Data do documento: 29-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVPBS06032017.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons