Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3621
Tipo: TCC
Título: Concepções de professores de Matemática em relação ao ensino de geometria nas escolas municipais de Jacaraú/PB: uma investigação à luz dos PCN
Autor(es): Silva, Josivan Barbalho da
Primeiro Orientador: Souza, Cristiane Fernandes de
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a concepção dos professores de Matemática acerca do Ensino da Geometria, tendo em vista as Orientações Didáticas previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trazendo como motivação o histórico recente de abandono da Geometria e a consciência da importância do papel a ser cumprido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais neste contexto, o estudo de caso buscou responder a seguinte questão: qual o atual panorama do Ensino de Geometria no Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Jacaraú – PB? Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário diagnóstico com todos os professores de Matemática que fazem parte desta categoria, com questões que dizem respeito às concepções dos professores no tocante ao Ensino da Geometria, a prioridade dada a Geometria em relação aos demais blocos de conteúdos, os conteúdos de Geometria contemplados, os recursos usados e o conhecimento dos professores sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e suas orientações didáticas para o bloco Espaço e Forma. Os resultados obtidos indicaram que os professores apresentaram em seu discurso uma concepção superficial de Geometria, e em suas assinalações, em diversos momentos, algo que podemos interpretar como concepções de ensino divergentes das propostas defendidas pelos PCN. Salientamos para a necessidade de um curso de qualificação destes profissionais para o ensino de Geometria com um viés nas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, acompanhado de uma autorreflexão sobre suas práticas, tendo em vista a importância destes fatores para uma mudança de concepções.
Abstract: The objective of this work is to do a research on the Mathematics teachers’ conception concerning the Geometry teaching, based on the didactic guidances predicted in the National Curriculum Parameters. It having as motivation the recent historical of Geometry’s abandon and awareness of the role importance to be fulfilled by the National Curriculum Parameters in this context, the case study searched to answer the following question: what is the current situation of Geometry Teaching in Elementary Education of Jacaraú’s Municipal Schools - PB? Then, we drew up a diagnosis questionnaire with all mathematics teachers who are part of this category, with questions those concern teachers’ conceptions with respect to Geometry teaching, the priority given to geometry in relation to the others blocks of contents, the Geometry’s contents contemplated, the resources used and the teachers' knowledge about the National Curriculum Parameters and their didactic guidances for the Space and Form block. The results indicated that teachers had presented in their speech a superficial conception of geometry, and their assimilations, at different moments, something we may interpret as divergent teaching conceptions of the advocated proposals by PCN. We emphasize the need for a course of qualification of these professionals for geometry teaching with a bias in the National Curriculum Parameters proposals, it followed by a self-reflection about their practices, in view of the importance of these factors for a change of conceptions.
Palavras-chave: Concepções de Professores de Matemática
Ensino de Geometria
Parâmetros Curriculares Nacionais
Ensino Fundamental
Conceptions of mathematics Teachers
Geometry teaching
Elementary School
National Curriculum Parameters
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3621
Data do documento: 18-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBS07122016.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons