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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36220
Tipo: Dissertação
Título: Atenção à saúde mental na pós-graduação: análise das políticas públicas e institucionais de assistência estudantil para discentes com sofrimento psicológico na Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Cataldi, Ricardo Madeira
Primeiro Orientador: Oliveira, Mariana Lins de
Resumo: Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, as políticas direcionadas à educação superior ganharam impulso, culminando na política de assistência estudantil, regulamentada pelo Decreto no 7.234/2010, que instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O propósito deste programa é assegurar a permanência de alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica, com o intuito de diminuir as taxas de abandono no ensino superior. A Atenção à Saúde é uma das ações mais relevantes do PNAES. Este estudo examina as políticas públicas do Brasil e as políticas institucionais de permanência na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em particular no Campus I, concentrando-se nas iniciativas de apoio aos estudantes no âmbito da atenção à saúde mental. O objetivo geral é analisar as políticas públicas brasileiras e as políticas institucionais de permanência na UFPB, sobretudo, as que dialogam com o apoio e acolhimento dos estudantes em sofrimento mental. O estudo utilizou uma metodologia qualitativa, aplicada e com objetivo descritivo. Os processos envolveram pesquisa bibliográfica, documental e um Survey, realizado através de um questionário semiestruturado aplicado aos participantes. A avaliação dos dados foi feita utilizando a Análise Temática, seguindo a metodologia proposta por Virginia Braun e Victoria Clarke (2014). A pesquisa foi realizada no Campus I da UFPB, envolvendo estudantes do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Os resultados indicam que a política de assistência estudantil é pouco divulgada no Campus I e que os alunos de pós-graduação possuem um conhecimento restrito sobre os serviços prestados pelo CRAS, suas especialidades médicas e métodos de acesso, além dos projetos mencionados no "MAPA". Como resultado técnico, sugere-se o desenvolvimento de um guia digital contendo informações sobre a política de assistência estudantil e os serviços oferecidos pelo "MAPA".
Abstract: With the enactment of the 1988 Federal Constitution, policies aimed at higher education gained momentum, culminating in the student assistance policy, regulated by Decree 7,234/2010, which instituted the National Student Assistance Program (PNAES). The purpose of this program is to ensure the retention of students in conditions of socioeconomic vulnerability, with the aim of reducing dropout rates in higher education. Health Care is one of the most relevant actions of the PNAES. This study examines Brazilian public policies and institutional policies for retention at the Federal University of Paraíba (UFPB), particularly at Campus I, focusing on initiatives to support students in the area of mental health care. The general objective is to analyze Brazilian public policies and institutional policies for permanence at UFPB, especially those that dialogue with the support and reception of students with mental suffering. The study used a qualitative, applied methodology with a descriptive objective. The processes involved bibliographic and documentary research and a survey, carried out through a semi-structured questionnaire applied to the participants. The data evaluation was done using Thematic Analysis, following the methodology proposed by Virginia Braun and Victoria Clarke (2014). The research was carried out on Campus I of UFPB, involving students of the Graduate Program in Economics (PPGE), linked to the Center for Applied Social Sciences. The results indicate that the student assistance policy is little publicized on Campus I and that graduate students have limited knowledge about the services provided by CRAS, its medical specialties and access methods, in addition to the projects mentioned in "MAPA". As a technical result, it is suggested the development of a digital guide containing information about the student assistance policy and the services offered by "MAPA".
Palavras-chave: Políticas públicas brasileiras - Educação
Assistência estudantil
Políticas institucionais - Permanência
Acolhimento - Estudantes
Estudantes em sofrimento mental
Student assistance
Mental suffering
Mental health
Permanence
Reception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36220
Data do documento: 26-Fev-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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