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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36223
Tipo: | Dissertação |
Título: | Patrimônio cultural e ensino de história: ressignificação da identidade na Comunidade Quilombola Cruz da Menina |
Autor(es): | Barbosa, Elinaide Fabricio de Araújo |
Primeiro Orientador: | Miranda, Itacyara Viana |
Resumo: | Os quilombos são um símbolo de resistência negra, atravessados por uma história de escravidão no país. Na contemporaneidade, podem ser apreendidos pela dinâmica e complexa relação com seus territórios, culturas e patrimônio histórico, no curso de formação de identidades e luta por cidadania. O trabalho com o Quilombo Cruz da Menina, Dona Inês – PB, justifica-se pelo fato de que estudar a comunidade, é, pois, contribuir com a constituição de uma memória/história negra, de enfrentamento e ressignificação da narrativa eurocêntrica. Para além, é, pois, (re)constituir espaços em torno do fortalecimento das identidades quilombolas, dos discentes assistidos pela Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, uma vez que há uma problemática real em torno dos corpos negros, sendo o ambiente escolar, muitas das vezes, local de (re)produção de preconceitos. O objetivo traçado visa contribuir com o fortalecimento da Educação Patrimonial e Educação Antirracista, tomando como ponto de partida o estudo do patrimônio material da Comunidade Quilombola Cruz da Menina, de modo a abordar aspectos da memória, territorialidade e a arte. Acerca do suporte teórico, tem-se nos conceitos de memória, patrimônio histórico, quilombo e identidade, a base da pesquisa. Enquanto metodologia apresenta-se como um estudo de caráter qualitativo, documental e de revisão bibliográfica. O produto, “Catálogo de Cores”, volta-se para uso na segunda fase do ensino fundamental, tendo como tema o patrimônio material quilombola, através de registro fotográfico e sua descrição, de maneira a projetar a memória transmitida, absolvida e interpretada por meio de objetos, edificações, esculturas e vestimentas. Essa proposta didática se situa na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, e tende ao diálogo do patrimônio histórico local, o ensino de História e a valorização das identidades negras, tomando como referência o patrimônio, o quilombo e os quilombolas da Cruz da Menina. |
Abstract: | Quilombos are a symbol of black resistance in Brazil that is permeated by the history of slavery in the country. In contemporary times, they can be understood through the dynamicity and complexity of their territories, cultures and historical heritage, through the process of identity formation and the struggle for citizenship. The work with Quilombo Cruz da Menina, Dona Inês - PB, is justified by the fact that studying the community is a contribution to the (re)constitution of a black memory/history, and to the confrontation and redefinition of the Eurocentric narrative. In addition, it is an exercise in creating spaces that promote the strengthening of the Quilombola identities of students attending the Senador Humberto Lucena Municipal Elementary School, since there is a real issue concerning black bodies, with the school environment often being a place of the (re)production of discrimination. The objective of this work is to contribute to the consolidation of Heritage Education and Anti-Racist Education, taking as a starting point the study of the material heritage of the Cruz da Menina Quilombola Community, in order to address aspects of memory, territoriality and art. Regarding the theoretical support, the concepts of memory, historical heritage, Quilombo and identity are the bases of this research. As for the methodology, it is presented as a qualitative, documental and bibliographical study. The product, "Catalogue of Colors", is intended for use in the second phase of elementary school, addressing the theme of Quilombola material heritage through photographic records and their descriptions, in order to project the transmitted, absorbed and interpreted memory through objects, buildings, sculptures and clothing. This didactic proposal is located in the line of research of Historical Knowledge in the School Space, and leans toward the dialogue between local historical heritage, History education and the appreciation of black identities, taking as reference the heritage, the Quilombo and the Quilombolas of Cruz da Menina. |
Palavras-chave: | Ensino de história Educação antirracista Patrimonio cultural Identidade quilombola Saberes históricos - Espaço escolar Quilombo Cruz da Menina - Dona Inês (PB) History eeducation Anti-racist education Cultural heritage Quilombola identity Historical knowledge in the school environment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36223 |
Data do documento: | 27-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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