Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Ana Paula Taigy do-
dc.date.accessioned2025-10-13T17:52:17Z-
dc.date.available2023-09-11-
dc.date.available2025-10-13T17:52:17Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36250-
dc.description.abstractThe Federal Constitution of 1988, in Article 205, determines the purposes of education. This Article establishes the pursuit on two dimensions: one social-collective and another individual. As a result, a Higher Education Institution (HEI), even of a private nature, incorporates, due to the activity performed, the social responsibility of education. The main objective of this research is to analyze which actions and practices of the Centro Universitário de João Pessoa - Unipê, focused on the social responsibility of the HEI, corroborate the quality of private higher education in the municipality. In developing this research, we opted for an analysis of institutional documents and information published on their website and social medias accounts, with the help of a document analysis guide and the method of coding and categorization (FLICK, 2009; STRAUSS; CORBIN, 2008; SIMIONATO; SOARES, 2014). Despite the lack of publicity for the main institutional documents, it was possible to identify social responsibility in the Institutional Self-Assessment Report of the Own Evaluation Commission (2018). The social mission was also present in projects, programs and goals that promote institutional efficacy and academic and social effectiveness. Notably, in this sense, the integration of teaching, research and extension of the university center, which activities were investigated. However, with the change of the entity's legal regime, after its sale (in 2018), and with the imminent closure of the current Institutional Development Plan - PDI (2017-2021), it is suggested to follow up the organization's academic-administrative actions, to check whether these changes will maintain the institution’s focus on the social responsibility of education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-10-13T17:52:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaPaulaTaigyDoAmaral_Dissert.pdf: 11096479 bytes, checksum: 6506920b7fd380f9ced6c0800c938559 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-13T17:52:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaPaulaTaigyDoAmaral_Dissert.pdf: 11096479 bytes, checksum: 6506920b7fd380f9ced6c0800c938559 (MD5) Previous issue date: 2021-05-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectCentros universitários - João Pessoa (PB)pt_BR
dc.subjectEducação privada - Qualidadept_BR
dc.subjectResponsabilidade social - IESpt_BR
dc.subjectPrivate higher educationpt_BR
dc.subjectUniversity Centerspt_BR
dc.subjectQuality of educationpt_BR
dc.subjectSocial responsibility of HEIspt_BR
dc.titleAnálise da responsabilidade social do Centro Universitário de João Pessoa : uma contribuição para a melhoria da qualidade da educação superior privada do municípiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7195833831322050pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9162819052502200pt_BR
dc.description.resumoA Constituição Federal de 1988, em seu Art. 205, determina os propósitos da educação, estabelecendo, para isso, duas dimensões a serem atendidas: uma social-coletiva e outra individual. De maneira que uma Instituição de Educação Superior (IES), mesmo de natureza privada, incorpora, em virtude da atividade desempenhada, a responsabilidade social da educação. O objetivo principal desta pesquisa é analisar quais ações e práticas do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê, voltadas para a responsabilidade social da IES, corroboram a qualidade da educação superior privada do município. Para o seu desenvolvimento, optou-se por uma análise dos documentos institucionais e das informações divulgadas pelo portal e redes sociais da casa, com o auxílio de um guia de análise documental e do método de codificação e categorização (FLICK, 2009; STRAUSS; CORBIN, 2008; SIMIONATO; SOARES, 2014). Apesar da falta de publicidade dos principais documentos institucionais, foi possível identificar a responsabilidade social no Relatório de Autoavaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (2018) e em projetos, programas e metas que promovem a eficácia institucional e a efetividade acadêmica e social, notabilizando-se, nesse sentido, a integração das funções entre ensino, pesquisa e extensão do centro universitário investigado. Entretanto, com a mudança do regime jurídico da entidade, após a venda (em 2018), e com o encerramento iminente do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2017-2021) atual, sugere-se acompanhamento das ações acadêmico-administrativas da organização para aferir se as conservarão nesse sentido, cumprindo a responsabilidade social da Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaPaulaTaigyDoAmaral_Dissert.pdf10,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons